Segredo da realidade existencial da vida

Segredo da vida
O segredo da realidade existencial da vida humana baseia-se no próprio conhecimento e a aplicação dele pelo próprio ser humano, somos os senhores da vida delegada pelo Criador. O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana. Segundo Tiedemann, ela demarca então a "interpretação do relacionamento entre o ser humano e seu mundo".

Há uma quantidade inumerável de possíveis respostas para "o sentido da vida", frequentemente relacionadas a convicções religiosas ou filosóficas. Opiniões sobre o sentido da vida podem por si próprias se distinguir de pessoa para pessoa, bem como também podem variar no decorrer da vida de cada ser humano. No entanto, de uma forma mais ampla, não existe consenso sobre tal.

Verdade da vidaNa interpretação ou representação da real, (verdade subjetiva ou crença), a realidade está sujeita ao campo das escolhas, isto é, determinamos parte do que consideramos ser um fato, ato ou uma possibilidade, algo adquirido a partir dos sentidos e do conhecimento adquirido. Dessa forma, a construção das coisas e as nossas relações dependem de um intrincado contexto, que ao longo da existência cria a lente entre a aprendizagem e o desejo: o que vamos aceitar como sendo real. Portanto a realidade é construída pelo sujeito cognoscente; ela não é dada pronta para ser descoberta. Cognoscente que é o que conhece, adquiriu conhecimento, que toma conhecimento: O conhecimento reside na mente do sujeito cognoscente.
A verdade (subjetiva) pode, às vezes, estar próxima da realidade, mas depende das situações, contextos, das premissas de pensamento, tendo de criar dúvidas reflexivas. Às vezes, aquilo o que observamos está preso a escolhas que são mais um conjunto de normas do que evidências.

O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive. (Dostoiévski)

Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.
Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas, mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a apena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.
E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer. (Lya Luft)

Segredo da existência

Ao compreendermos a realidade da existência, notaremos que este mundo carece de qualidades. Resta ao ser humano transformá-lo, já que é próprio do homem a mutação para um tempo melhor.
Devemos saber que todos nós adoecemos. Faz parte do viver. Mas também faz parte desta existência a cura das enfermidades que nos assolam. Os que forem, realmente, Limpos de Coração, têm assegurada a libertação da dor.
O desapego ao luxo mundano nos encaminha para a riqueza espiritual, aquela que ninguém pode roubar. Que o tempo não apaga e que não se destrói jamais.
Aquele que captou a essência da realidade última, tanto faz estar imerso na multidão como perdido em um isolado bosque, que não estará sozinho. Acompanha-o a bem-aventurança.
Quem alcança o completo domínio de sua mente já não precisa mais entregar-se a ritos ou outros procedimentos, pois em seu cerne habita a vigilância, e o descompasso não o atinge.
A plenitude da compaixão é alcançada por aquele que tem fé.
A humanidade é um completo bem-estar que acontece em nossa alma, mas é preciso discernir bem entre humildade, quase um dom espiritual e uma postura servil.
Aquele que compreende e aplica os ensinamentos espirituais com Pureza de Coração, renascerá num dos céus sublimes. (Do Livro: Desperte com Alegria)

Algumas maneiras de enfrentar os problemas da vida:
Tenha a convicção de que Deus está no controle de tudo.
Não tenha medo de situações novas.
Tire proveito das dificuldades.
Não escute palavras de desânimo e dúvida.
Lembre-se de que você próprio é a solução.
Esteja se fortalecendo interiormente cada manhã.
Agradeça a Deus pela oportunidade de lutar e vencer.

Viver é o segredo da vida

A nossa visão da vida determinará o nosso sucesso ou fracasso. Seja então dos que acreditam, se esforçam e vencem. (Edilson Ramos)

Abraços e muita paz!

Segredo da realidade existencial da vida Segredo da realidade existencial da vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 10, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Texto maravilhoso, ótimas colocações perante a vida. Precisamos de muita Fé, Amor Fraternal, Otimismo, para encararmos a vida com mais força e alegria. Parabéns pelo seu trabalho!! Muita Luz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, querida amiga, é preciso lutar com fé, amor e otimismo, só assim vamos conseguir uma vida melhor e mais justa para todos.
      Obrigado, querida amiga, que bom que gostou do texto, fico muito feliz com sua participação, com seu comentário, com sem apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir