Alcachofra e os benefícios para saúde

Alcachofra e suas propriedades
A Alcachofra possui ótimos benefícios para a saúde e comprovadas funções terapêuticas, sendo inclusive componente de diversos medicamentos. Ela possui substâncias ativas como as vitaminas do complexo B, ferro, vitaminas C e A, além de muitos sais minerais, cinarina e outros importantes elementos. A alcachofra é um grande auxiliar para quem está fazendo regime de emagrecimento, pois reduz a gordura localizada nas mamárias, abdominais, glúteas, e crural (coxas). É um estimulante das funções hepatobiliares e para os distúrbios do metabolismo do colesterol.

Alcachofra para emagrecerA alcachofra é uma planta perene, com até 400 cm de envergadura, que volta a brotar anualmente. Suas folhas têm cor verde-claro cobertas de uma penugem branca que lhes dá uma aparência pálida. É uma flor, e pertence ao grupo das angiospermas.
Dá uma inflorescência comestível, produto muito apreciado quando ainda na fase inicial e razão de seu cultivo comercial. Ao se transformar em flor aberta endurecem as brácteas e não podem mais ser aproveitadas para consumo.
A alcachofra tem como valor nutritivo a vitamina C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio).
Vários estudos biológicos com extratos brutos e purificados de alcachofra, realizados tanto em animais quanto em humanos, demonstram atividades hipo-lipidêmica, hepatoprotetora, colerética, cola goga (facilitam a transferência de bile contida na vesícula biliar para o duodeno), antioxidantes e outros (Teske e Trentini, 1995). Relata-se que a cinarina é a principal responsável pelas atividades cola goga e colerética (aumentam a quantidade de bile segregada pelo fígado que fica armazenada na vesícula biliar) (Teske; Trentini, 2001)
No cotidiano urbano, ela pode ser encontrada em feiras, como uma inflorescência muito jovem, ainda sem pétalas. Nessa fase, sua parte comestível corresponde às brácteas, folhas modificadas que protegem a inflorescência. (Wikipédia)

Alcachofra para a saúde

Consumida de variadas maneiras a alcachofra é muito nutritiva contendo grandes quantidades de vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês. Além disto, também é considerada uma planta com propriedades medicinais. Ela atua como tônico digestivo, diurética, estomáquica, hepatoprotetora, laxativa (não irrita a mucosa dos intestinos), hipoglicemiante, depurativa e é eficaz na redução do colesterol ruim. Por conter uma substância denominada cinarina (componente químico ativo que confere sabor amargo), a alcachofra estimula o aumento do fluxo biliar, melhorando as funções do fígado e consequentemente prevenindo várias doenças hepáticas. A alcachofra também tem sido muito eficaz no combate as gorduras, por isto ela esta inclusa em muitas dietas para perda de peso. No entanto, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a alcachofra devem evitar o seu consumo. (Infoescola)

Os benefícios e indicações da Alcachofra: 
Para que serve a alcachofraAtua como um tônico digestivo;
É diurética;
Estomáquica;
Ajuda na cura de doenças do fígado;
É laxativa, sem irritar a mucosa dos intestinos;
Diminui o mau colesterol;
É hipoglicemiante;
Depurativa;
Previne várias doenças hepáticas.
Ela é indicada em casos de ácido úrico, cálculos da bexiga e rins, diarreia, doenças do coração, gota, hemorroidas, má digestão, estômago, fígado, anemia diabete, colesterol, hipertensão, hipertireoidismo, icterícia, reumatismo e enfermidades pulmonares.
Emagrece. É eficaz no combate às gorduras, por isso é considerada emagrecedora;
Auxilia no combate ao endurecimento das artérias e possui efeito anti-esclerótico;
Suas folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue, controlando a diabetes, a hipertensão e a anemia.

Chá de alcachofra para emagrecer: 
Alcachofra em cháO chá de alcachofra é um excelente remédio caseiro para emagrecer rápido e alcançar o peso ideal.
Usar 3 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra em um litro de água. Adicionar as folhas secas de alcachofra em uma panela com a água e deixar ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Utilize mel para adoçar e o chá está pronto para ser bebido.

Onde encontrar:
A alcachofra em cápsulas pode ser adquirida em farmácias ou lojas de produtos naturais.
Nesses estabelecimentos também é possível encontrar a planta em xarope ou comprimido, consulte o seu médico para saber qual o melhor para o seu caso.

Outros estudos com a alcachofra:
Os estudos científicos demonstraram que a alcachofra (320 a 640 mg/dia) reduz em 40% os sintomas de dispepsia após dois meses em 454 pacientes, revelou a Phytomedicine em 2002.
No tratamento do colesterol, a dose diária de 1800 mg de alcachofra diminuiu, ao fim de seis semanas de tratamento, o colesterol total em 18,5% (8,6% no placebo) e o LDL em 22,9%, de acordo com um estudo Arzneimittelforschung de 2000. (Lifestule)

Alcachofra e seus benefícios

Abraços e muita paz!

Alcachofra e os benefícios para saúde Alcachofra e os benefícios para saúde Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 20, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Jussinei Sampaio
    muito bom
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · há 3 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Jussinei Sampaio!!!
      Obriga, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, com seu apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha um domingo maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Maria Benedita Dasilva · Seguir · Quem mais comentou · Escola estadual Onélia campelo · 184 seguidores
    ESTES CHAS NOS AJUDAM MUITO. É UM CONSULTÓRIO INSTANTANEO
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 29 de dezembro de 2014 às 14:45

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Maria Benedita!!!
      Sim, eles nos ajudam muito, gosto deste tipo de medicamento, são naturais e geralmente não tem contra indicações.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua participação e carinho, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir