A difícil arte do relacionamento humano

Relacionamento humano
Ultimamente, temos ouvido falar bastante sobre a difícil arte do relacionamento humano, tratar com as pessoas não é nada fácil, por vezes uma árdua tarefa, pois cada uma tem uma maneira de ser, uma maneira diferente de analisar a vida, de pensar, de comunicar e de agir.
Na vida é muito importante valorizar o bom relacionamento com as pessoas, com a família e com os amigos. Para um bom relacionamento é preciso praticar o respeito e a ética, são indispensáveis para uma boa convivência social. A maneira como nos comunicamos com as pessoas também é importante para o bem viver social.

Nem sempre dá tudo certo, pois depende sempre de dois ou mais lados. Não pense que por mais tempo se tenha de relacionamento com uma pessoa, a conheças profundamente, pois será um grande erro. Muitas vezes não conhecemos nem a nós mesmos. Às vezes as pessoas que estão mais perto, que sabem de tudo o que se passa em nosso coração, será a que nos fará sofrer, mesmo antes de nossos inimigos.

Difícil convivência socialO relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam. Quando os indivíduos se comunicam bem, e o gostam de fazer, diz-se que há um bom relacionamento entre as partes. Quando os indivíduos se tratam mal, e pelo menos um deles não gosta de entrar em contacto com os restantes, diz-se que há um mau relacionamento. Para haver parceria entre os indivíduos, quase sempre eles devem possuir harmonia de interesses, ou seja, alguém sempre vai ter que ceder (perder) em alguma vantagem para manter a cooperação funcionando.
De acordo com as moralidades, todas as pessoas que estiverem se encontrando propositalmente ou acidentalmente devem, no mínimo, se respeitarem, ou seja, tratar uma à outra com educação, e se não poder ajudar o próximo, não o atrapalhar. (Wikipédia)

Muitos relacionamentos sejam eles quais forem, acabam porque os envolvidos colocam a lente de aumento nos defeitos um do outro e, varrem as qualidades para debaixo do tapete. Esquecem que os defeitos dormem na mesma cama que as qualidades, é uma questão de abraçar o que mais lhe faz feliz. (Roger Stankewski)

Relacionamento social

Algumas regras para um bom relacionamento social, na visão de várias religiões e seitas:
Cristianismo: Tudo quanto queres que os outros façam para ti, faze-o também para eles...
Confucionismo: Não faças aos outros aquilo que não queres que eles te façam.
Budismo: De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo fiel quanto à sua própria palavra.
Hinduísmo: Não faça aos outros aquilo que, se a ti fosse feito, causar-te-ia dor.
Islamismo: Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo.
Siquismo: Julga aos outros como a ti mesmo julgarás. Então participarás do Céu.
Jainismo: Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos.
Zoroastrismo: A natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom pra nós mesmos.
Taoismo: Considera o lucro do teu vizinho como teu próprio e o seu prejuízo como se também fosse teu.
Judaísmo: Não faça ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso.

O escritor Og Mandino colocou desta forma: "Começando hoje, trate a todos que você encontrar como se ele ou ela fosse morrer à meia-noite. Estenda-lhe toda a atenção, cuidado, bondade e entendimento que você puder e faça-o sem jamais pensar em qualquer recompensa. A partir daí, sua vida nunca mais será a mesma".

A arte de conviver bem

Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. (Madre Teresa de Calcutá)

Viver é a arte de conviver, valorize o bom relacionamento social.

Abraços e muita paz!

A difícil arte do relacionamento humano A difícil arte do relacionamento humano Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 13, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Conviver é mesmo uma arte, requer muita doação, humildade, amor, respeito... Vamos notar que todas religiões tem o mesmo ideal, ou seja fazer o Bem sempre, se colocando no lugar do outro. Para aprender Viver Amando os irmãos de caminhada... é que estamos encarnados. Serenidade para VC sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Verdade, conviver é uma arte, uma difícil tarefa, pois sempre envolve pensamentos distintos, mas é a nossa tarefa aprender a conviver em paz com todos, independente das diferenças.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua participação, com seu rico comentário, com seu apoio e com o seu carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços e muita luz!!!

      Excluir