Melhorar a qualidade de vida e a saúde

Melhorar a saúde
Para melhorar a qualidade de vida e a saúde é preciso seguir algumas regras e hábitos saudáveis. Nos preocupamos com a qualidade de tantas coisas materiais e muitas vezes esquecemos de cuidar do mais importante, da nossa qualidade de vida, que envolve as condições, circunstâncias e modos como nós vivemos a vida. Devemos sempre analisar a qualidade que estamos disponibilizando para nossas vidas como um todo, que condições de vivência estamos fornecendo para nossos estados físico, espiritual, mental, psicológico, emocional e social. Qualidade de vida é quase sempre uma questão de opção pessoal, ter amor próprio, viver em plenitude e intensamente ajuda muito.

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis. (Wikipédia)

Método para qualidade de vidaExiste um método de medir a qualidade de vida. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um questionário para aferir a qualidade de vida. Esse questionário é composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é um modo de medir a qualidade de vida nos países, comparando riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores, é uma maneira de avaliação e medida do bem-estar de uma população.

Para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas consequências, como usar o humor para lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e fazem com que a pessoa sinta que tem controle sobre sua própria vida.
Qualidade de vida é diferente de padrão de vida, e muitas pessoas confundem os termos. Padrão de vida é uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Algumas maneiras de melhorar a sua qualidade de vida e sua saúde.
Mais do que fazer uma dieta específica ou ir à academia, existe uma porção de coisas que podem ser feitar para melhorar a qualidade de vida.
O modo com que levamos a vida e como os fatos são encarados são os fatores mais importantes para se viver bem e de forma plena.

Melhorando o bem-estarPensando no seu bem-estar e em como melhorar sua qualidade de vida, veja a seguir algumas coisas simples que poderão mudar seu modo de ver o mundo.

1 - Aceite
Não, a vida nem sempre é justa. Mas isso não deve ser um motivo para desistir. Aliás, pelo contrário: é preciso aceitar que as coisas nem sempre acontecem como gostaríamos. Quando entendemos isso, passamos a viver em paz. Em vez de reclamar, foque em mudanças que melhorem sua vida.

2 - Viva com o que realmente importa
Excessos só deixam a vida mais sobrecarregada e estressante. Às vezes, menos é mais. Lembre-se disso.

3 - Alimente-se bem
Comer bem é fundamental para uma boa qualidade de vida. Tudo o que ingerimos afeta diretamente o nosso modo de vida, interfere no humor e gastos de energia. Coma alimentos mais saudáveis e garanta uma vida mais leve.

4 - Faça exercícios
Exercícios físicos, além de serem ótimos para manter a boa forma e a saúde, também aumentam os níveis de felicidade e autoestima.

5 - Escolha bem os amigos
A vida já é complicada demais para ainda ter gente com energias negativas por perto, certo? Procure conviver com pessoas positivas e otimistas que vão sempre torcer pelo o seu bem e vão te apoiar nas decisões.

Cuide do espírito6 - Viva o presente 
Viver do passado não está com nada. Assim como se preocupar muito com o futuro também não é o melhor jeito de se levar a vida. Aproveite e curta o momento. Não tem nada melhor do que o presente.

7 - Acorde todos os dias no mesmo horário
Acordar sempre no mesmo horário ajuda a estabilizar o metabolismo e isso faz com que sua produtividade aumente. Além disso, manter uma rotina deixa a vida mais calma e centrada.

8 - Deixe o carro na garagem
O trânsito é um dos maiores fatores de estresse na vida contemporânea. Então, sempre que possível caminhe, use transportes públicos e aproveite para admirar a paisagem e construções ao seu redor. Você pode se surpreender.

9 - Não guarde rancor
Pessoas felizes e que não guardam rancor tem uma vida muito melhor. Guardar sentimentos ruins causam ansiedade e depressão. Deixe para lá o que aconteceu no passado e viva o presente.

10 - Gentileza gera gentileza
Ser gentil gera felicidade. Ajudar as pessoas e tratá-las com educação faz com que o cérebro produza serotonina, que causa bem estar. Além disso, não custa nada tratar bem as pessoas, certo? (Fonte: Universo Jatobá)

Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, em fim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você. Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal. (Augusto Cury)


Cuida da qualidade de vida

Lute sempre para ter uma vida com qualidade e felicidade!

Abraços e muita paz!

Melhorar a qualidade de vida e a saúde Melhorar a qualidade de vida e a saúde Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 10, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Ótimos conselhos, vamos colocá-los em prática. Como é difícil viver pensando apenas no hoje. Vamos trabalhar mudanças para melhorar nossa vida. Vamos agir!! Muita Harmonia na sua caminhada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Pois é, minha querida amiga, não basta apenas viver, é preciso viver bem... e a melhor maneira de viver bem é viver o hoje, aproveitando os aprendizados e os bons momentos do passado, o resto deve ser arquivado. Como diz o sábio ditado: "A cada dia basta seu fardo".
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua participação, comentário, apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha uma ótima e abençoada noite!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir