Proteção de todos e direitos de cada um

Fraternidade, proteção de todos
A humanidade precisa fortalecer as suas bases sociais e o direito comum, reviver a fraternidade, que nada mais é do que a proteção de todos dividida pelo direito de cada um. O respeito mútuo é o verdadeiro remédio para as feridas da humanidade, que aliado à proteção de todos gera fraternidade, igualdade e liberdade. A divindade do homem exige a fraternidade universal para a unidade de todos nós, esta é a pedra angular da nova ordem social, o amor fraterno que Cristo pregou por toda a Galiléia, a principal regra da vida.

Liberdade, Estado, Igualdade e Fraternidade, são as bases da sociedade politicamente falando, não há mais do que um princípio - a soberania do homem sobre si mesmo. Essa soberania de mim e sobre mim chama-se Liberdade. Onde duas ou mais destas soberanias se associam principia o Estado. Nesta associação, porém, não se dá abdicação de qualidade nenhuma. Cada soberania concede certa quantidade de si mesma para formar o direito comum, quantidade que não é maior para uns do que para os outros. Esta identidade de concessão que cada um faz a todos chama-se Igualdade. O direito comum não é mais do que a proteção de todos dividida pelo direito de cada um. Esta proteção de todos sobre cada um chama-se Fraternidade. O ponto de intersecção de todas estas soberanias que se agregam chama-se Sociedade.
Ora, sendo essa intersecção uma junção, por consequência esse ponto é um nó. Daqui vem o que nós chamamos laço social. Dizem alguns “contrato social”, o que vem a ser o mesmo, visto que a palavra contrato é etimologicamente formada com a ideia de laço. Vejamos agora o que é a igualdade, pois se a liberdade é o cume, a igualdade é a base. A igualdade, cidadãos, não é o nivelamento de toda a vegetação; uma sociedade de grandes cânulas de erva e pequenos carvalhos; um tecido de invejas; é, civilmente, a admissão de todas as aptidões; politicamente, o mesmo peso para todos os votos. (Victor Hugo)

Fraternidade e amorO verdadeiro remédio para as feridas da humanidade, sejam aquelas materiais, como a fome e as injustiças, sejam aquelas psicológicas e morais causadas por um falso bem-estar, é uma regra de vida baseada no amor fraterno, e que tem a sua fonte no amor de Deus. Por isso devemos abandonar o caminho da arrogância, da violência usada para obter posições de maior poder, para garantir o sucesso a qualquer custo.
Quando Jesus percorria as estradas da Galiléia, proclamando o Reino de Deus e curando muitos doentes, – disse o Papa – sentia compaixão pelas multidões porque estavam cansadas e oprimidas, como ovelhas sem pastor. O “jugo” de Cristo é a lei do amor. (Papa Bento XVI)

A ambição envenenou a alma dos homens, ergueu um muro de ódio ao redor do mundo, nos atirou dentro da miséria e também do ódio. A divindade do homem exige uma fraternidade universal para a unidade de todos nós. (Charles Chaplin)

A fraternidade deve ser a pedra angular da nova ordem social; mas não há fraternidade real, sólida e efetiva, se ela não se apóia sobre uma base inabalável; esta base é a fé; não a fé em tais ou quais dogmas particulares, que mudam com os tempos e os povos, e se atiram pedra, porque se anatematizando, eles mantém o antagonismo; mas a fé em princípios fundamentais que tudo pode aceitar; Deus, a Alma, o futuro,o progresso individual indefinido, a perpetuidade das relações entre os seres. Quando todos o homens estiverem convencidos de que Deus é o mesmo para todos; que esse Deus soberanamente justo e bom, nada pode querer de injusto; que o mal vem dos homens e não dele, eles se olharão como os filhos de um meso pai e estender-se-ão as mãos. (Gênese)

Leia Também: Um novo mundo visto com bons olhos

Um pequeno gesto fraterno

Um pequeno gesto de fraternidade e amor vale muito mais que uma grande ação de ódio e destruição.
(Augusto Branco)

Abraços e muita paz!

Proteção de todos e direitos de cada um Proteção de todos e direitos de cada um Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on outubro 11, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Eduarda Gondin · Seguir · Jornalista na empresa Tribuna do Nordeste · 3.184 seguidores
    Depois de muitos pedidos , ai vai uma pequena lista com os melhores agregadores de links da net,
    espero que gostem... | VEJA: http://bit.ly/ZqyYFi
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Seguir publicação · 14 de outubro às 21:32

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduarda Gondin!!!
      Obrigado pela lista, fico feliz com a visita e atenção, valeu!!!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Um dia a Grande Lei do Cristo, a Lei do Amor, da Fraternidade Universal vai reinar no Nosso Planeta. façamos nossa parte para colaborar!! Momentos de muita Paz para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida amiga Eloiza!!!
      Sim, minha querida amiga, um dia a Lei de Cristo vai reinar entre nós, vamos sempre fazer a nossa parte.
      Obrigado, minha amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu rico comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
      Abraços e muita luz!!!

      Excluir