Guaraná é fruto da disposição e alegria

Guaraná fruto da disposição
O guaraná é o fruto que produz disposição e alegria. Guaraná é um fruto com grande valor energético, proporcionando ao ser humano uma agradável sensação de bem-estar, pois é um ótimo estimulante físico. É um fruto muito consumido como tônico, mas também possui certa ação afrodisíaca. Ele também corrige o funcionamento intestinal, desintoxica, melhora as funções cardíacas e estimula o potencial cerebral. Contudo, não provoca aceleração cardíaca ou palpitações, já que não possui ação excitante, mas estimulante. O guaraná é muito indicado contra os males do estresse e depressão nervosa. Ele é mais usado para consumo na forma de pó, que é extraído da moagem da fruta sem a casca.

Guaraná é o fruto da alegriaA palavra guaraná vem do guarani palavra guara-ná, que tem suas origens na Sateré-Maué palavra para a planta, Warana, que em tupi-guarani significa "fruta como os olhos das pessoas".
O guaranazeiro é uma planta nativa da Amazônia, que produz o fruto conhecido como guaraná. É uma espécie vegetal arbustiva e trepadeira da família das sapindáceas, cujo nome provém do termo indígena "varana", que significa árvore que sobe apoiada em outra. Cultivado inicialmente, na Amazônia pelos índios maués. Como um suplemento dietético, o guaraná é um estimulante eficaz: As suas sementes contêm cerca de duas vezes a concentração de cafeína do que o encontrado nos grãos de café.
A cor do fruto do guaraná varia de marrom a vermelho e preto contém sementes que são parcialmente cobertos por brancos. O contraste de cor quando o fruto foi dividido e aberto tem sido comparado ao globo ocular. (Wikipédia)

Alguns benefícios do fruto guaraná:
Possui efeito energizante.
Guaraná e a saúdeRedução e sensação de fadiga.
Estimulante do sistema nervoso.
Corrige o funcionamento intestinal.
Combate a sonolência e o desânimo.
Tem efeito afrodisíaco.
Auxilia na perda de peso.
Aumenta o potencial cerebral.
Reduz os efeitos do estresse e depressão nervosa.
Ajuda na circulação sanguínea.
Ajuda no combate a diarreia.
Ajuda no sistema imunológico.

Em sua composição nutricional, aparecem a tiamina (vitamina B1) e o retinol (vitamina A), essenciais ao organismo. Enquanto a primeira participa ativamente do funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, a segunda beneficia a visão, o sistema imunológico e esquelético. Fósforo, potássio, ferro e cálcio integram o time de minerais que a compõem e que participam de inúmeras funções orgânicas. O fósforo e o potássio atuam na contração muscular, o ferro compõe a hemoglobina e o cálcio participa da coagulação sanguínea.

Formas de consumo do guaraná:
Benefícios da fruta guaranáO guaraná pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias. É apresentado na forma de pó finíssimo, pasta seca, xarope, extrato, bastão para raspagem e no formato de cápsulas.

Algumas pesquisas realizadas com o guaraná:
Uma pesquisa inédita, realizada por pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein e da Faculdade de Medicina do ABC, ambas em SP, descobriu que o guaraná pode ser usado para tratar o cansaço de mulheres com câncer de mama em tratamento com quimioterapia. No entanto, segundo o coordenador da pesquisa, Dr. Auro Del Giglio, ainda não existem dados sobre como o guaraná age no corpo.
Além disso, foi realizada uma pesquisa com os moradores na cidade de Maués, no Amazonas, pelo Dr. Euler Ribeiro, especialista em Gerontologia Biomédica, e Ivana Beatrice da Cruz, Drª em Genética e Biologia Molecular. O estudo avaliou a longevidade dos idosos da cidade, que ultrapassam em 80% os 80 anos. O resultado revelou que os consumidores de guaraná em pó desfrutam de melhores condições de saúde do que aqueles que não consomem o produto. Tal hábito alimentar comprova a existência de um grande número de idosos no município.
Rico fruto do guaranáApesar dos benefícios que o guaraná oferece, é importante tomar cuidado na hora de fazer uso do produto. Pelo alto teor de cafeína, o produto não deve ser consumido por pessoas que possuam arritmia cardíaca, hipertensão, insônia e/ou úlcera. Usar com supervisão medica é o modo mais seguro e correto. (Sandra Hasmann – Naturóloga)
Aline Moraes, da Agência USP de Notícias relata:
O guaraná pode ser uma arma contra o câncer por retardar o desenvolvimento de tumores, impedindo a proliferação das células cancerosas. É o que sugere pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. O médico veterinário Heidge Fukumasu vem investigando os efeitos quimiopreventivos da semente em camundongos desde 2001 e os resultados mais recentes mostram que a expectativa de sobrevida dos animais tratados aumenta de forma significativa. Além disso, o processo de desenvolvimento do câncer se torna quase 55% menos agressivo com a presença de guaraná.

Lembre-se: Todo produto natural deve ser consumido com certa responsabilidade, sempre seguindo as dosagens e recomendações.


Guaraná para saúde

Abraços e muita paz!

Guaraná é fruto da disposição e alegria Guaraná é fruto da disposição e alegria Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on outubro 30, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Ótimas informações, benefícios, além de ser uma bebida muito gostosa.Saúde e Paz para VC!!
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Seguir publicação · 31 de outubro às 22:29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, minha amiga, uma fruta com muitos benefícios para a nossa saúde, vamos fazer uso desta maravilha.
      Obrigado, minha querida amiga, saúde e paz para você também!!!
      Tenha uma semana maravilhosa, feliz e abençoada!!!
      Abraços com carinho e muita luz em sua vida!!!

      Excluir