Escala mais elevada da sabedoria humana

Escala da sabedoria humana
A escala mais elevada da sabedoria humana é a facilidade para adaptar-se às mudanças que o mundo nos apresenta constantemente, a lei básica do universo é a mudança.
Ser culto não é ter um conhecimento enciclopédico, mas ter a capacidade de se adaptar a tudo e a todos, descobrindo fontes infinitas de conhecimento. Viver é adaptar-se. Aquele que aprender adaptar-se será preservado até o fim.

O grau mais elevado da sabedoria humana é saber adaptar o seu caráter às circunstâncias e ficar interiormente calmo apesar das tempestades exteriores. (Daniel Defoe)
Na história da humanidade (e dos animais também) aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram. (Charles Darwin)
Viver é adaptar-se.
Aquele que souber adaptar-se será preservado até o fim. (Lao-Tsé)

Seja adaptável
Nós vivemos num mundo em que as coisas estão sempre mudando. As estações vêm e vão, a maré vem e vai, a inflação sobe e cai, as pessoas são contratadas e demitidas...
Era de se esperar que aprendêssemos que a lei básica do universo é a mudança. Em vez disso, ficamos irritados.
Adaptar-se ao mundoEm biologia, no colégio, estudamos a lei da seleção natural: adaptar-se às mudanças. Aprendemos, por exemplo, que se você for um inseto verde num campo marrom e não mudar a cor da sua pele, vai ter sérios problemas.
Em breve não haverá mais insetos! Não tem jeito. A lei é mesmo brutal: adaptar-se... ou desaparecer. No mundo dos negócios é a mesma coisa; as coisas mudam e até os especialistas erram. Os exemplos são muitos.
Um deles: em 1927, Harry Warner, da Warner Brothers Pictures disse: “Quem quer ouvir um ator falar?” Logo o cinema deixaria de ser mudo!!! Outro exemplo: em 1977, Ken Olsen, presidente da Digital Equipment Corporation foi categórico ao afirmar: “não há motivo para que um indivíduo tenha computador em casa!”... Errou feio!
A vida é assim, o que é verdade hoje pode não ser amanhã. O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. A única constante que existe é a mudança... Tudo está em movimento!
Em poucas palavras: as pessoas felizes não só aceitam a mudança como a abraçam. São pessoas que dizem: “por que eu haveria de querer que os próximos 5 anos fossem iguais aos 5 anos passados?”
(Andrew Matthews, do livro "Siga seu coração")

Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível. (Sun Tzu)

Mudar é preciso.

Nunca pare de aprender e de se adaptar. O mundo está sempre mudando. Se você se limitar àquilo que sabia e com que você se sentia à vontade em outra época da sua vida, ira se isolando à medida que envelhecer e sentindo maior frustração com as circunstâncias a sua volta. (Emanuel Becker)

Grau de sabedoria e prudência

Abraços e muita paz!

Escala mais elevada da sabedoria humana Escala mais elevada da sabedoria humana Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on outubro 01, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Amigo Luis, compartilho com muito gosto.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida amiga Sissym!!!
      Obrigado, minha querida amiga, que bom que gostou, fico muito feliz com o compartilhamento, com sua presença, com seu apoio e carinho de sempre, valeu mesmo!!!
      Tenha uma linda noite e um novo dia maravilhoso e abençoadfo!!!
      Beijos e muita paz!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Sim, o Homem é capaz de viver em qualquer lugar do Universo porque consegue se adaptar. Temos inteligência para isso. Assim precisamos nos adaptar nas situações emocionais da Vida. Que Deus nos alimente com Bênçãos , nossa sabedoria, para nos adaptarmos com alegria às mudanças em nossa Vida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida amiga Eloiza Miranda!!!
      Sim, minha querida amiga, o mundo está em constantes mudanças, a evolução é a nossa tarefa e para cumpri-la Deus nos deu a inteligência, com ela vamos adquirindo sabedoria e evoluindo.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua participação, com seu belo comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha uma ótima e abençoada noite!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir