Vida e beleza na poderosa natureza

Natureza, vida e beleza
Podemos encontrar vida e beleza na poderosa manifestação da natureza. A natureza é o retrato fiel de nós mesmos e tem muito a nos oferecer. Quando nos encontramos com a natureza podemos apreciar a magnífica e perfeita criação Divina, podemos reconhecer a nossa simplicidade em sua exuberância e beleza. A natureza não faz nada em vão, para tudo tem um objetivo, nada se perde, tudo se transforma. Esta maravilhosa criação Divina tem a capacidade de nos acalmar, de nos centrar e equilibrar.

Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido. (Leonardo da Vinci)

Quando nos pedem para apontarmos alguma coisa na natureza, invariavelmente apontamos para uma pedra, uma planta, um bicho ou o céu, e nunca apontamos para nós mesmos.
Com o passar do tempo, esquecemo-nos de que também nós fazemos parte da natureza e estamos intrinsecamente ligados aos seus ciclos;
Natureza, perfeição DivinaA natureza é o retrato fiel de nós mesmos. O que vemos de errado na natureza é o que vemos de errado em nós mesmos;
Ao destruírmos uma mata, estamos nos destruindo a nós mesmos; ao maltratarmos um animal, estamos nos maltratando. A natureza tem muito a nos oferecer;
O coquetel de plantas medicinais colocado ao nosso lado para nos curar, para aliviar nossos sintomas; o carinho das árvores que nos oferecem sombra e paz; a alegria de um animal de estimação;
A cantiga de uma cachoeira ou das ondas do mar; a beleza dos relâmpagos e a majestade dos trovões;
A energia sonora dos ventos nas copas das árvores ou mesmo nas areias dos desertos; a pureza dos cristais de várias cores; a fauna variadíssima… São tantos exemplos!
Além encher os nossos sentidos com sons, imagens, cheiros e sabores os mais exóticos e belos, a natureza é também uma mestra sapientíssima, a nos ensinar, a cada dia, lições inestimáveis, bastando para isso que tenhamos humildade suficiente, para nos reconhecermos seus aprendizes.
Basta apenas um pouco de sensibilidade para identíficarmos na vida da borboleta uma parábola magnífica a respeito de nossas próprias vidas aqui na Terra: sair do chão de nossas ilusões, metamorfoseando-nos rumo às alturas de nosso pleno potêncial.
A natureza é para quem tem olhos de ver.
É impossível vivermos muito tempo longe desse berço aconchegante.
A vida das grandes cidades muitas vezes se torna sofrida, porque nos acomodamos a ficar espremidos entre quatro paredes de concreto, recebendo estímulos sonoros apenas de motores e sirenes. 
Natureza, um grande bálsamoA natureza tem a capacidade de nos acalmar, de nos centrar e equilibrar.
Experimente. Da próxima vez em que se sentir “para baixo” vá para um parque, abrace uma árvore, puxe assunto com alguém sentado sozinho em um banco (o próximo também é natureza), brinque com uma criança, entrando em sua fantasia, lave suas mãos numa fonte, admire os patos na lagoa.
Garanto-lhe que, depois desse banho de natureza, você nem se lembrará de ter estado triste. (Autor: Sebastião Bicalho)

O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos. (Albert Schweitzer)

O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. (Albert Einstein)

Contemplar a natureza
A sabedoria da natureza é tal que não
produz nada supérfluo ou inútil. 

Abraços e muita paz!

Vida e beleza na poderosa natureza Vida e beleza na poderosa natureza Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 21, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Sim, fazemos parte da Natureza assim como as árvores, animais... somos feitos da mesma matéria, Fluido Universal. Amo plantas, florestas, rios, mares... não sei porque tenho tanto medo de Aves. Fico triste, mas, não consegui ainda mudar. Toda Perfeição da Natureza para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, querida amiga, fazemos parte desta grande criação Divina, tudo precisa estar equilibrado para uma vivência harmoniosa. As aves são belas e encantam com seu canto diário.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu rico comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um lindo e abençoado dia!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir