Por que algumas pessoas dão choque?

Eletricidade estática
Por que algumas pessoas dão choque? A causa do choque é o acúmulo de eletricidade estática. A diferença na quantidade de cargas positivas e negativas ocasiona o movimento ordenado dessas cargas elétricas, gerando a corrente elétrica. A passagem dessa corrente por um determinado corpo é o que ocasiona o choque elétrico.
A eletricidade estática é definida como uma carga elétrica causada por um desbalanceamento dos elétrons na superfície de um material. Essa carga produz um campo elétrico que pode ser medido e pode afetar outros objetos à distância.
Descarga eletrostática, ou ESD (do inglês Electro Static Discharge), é definida como a transferência dessa carga entre corpos com potenciais elétricos diferentes.
Cargas eletrostáticas são criadas pelo contato e separação de dois materiais. Por exemplo, uma pessoa andando sobre um piso gera eletricidade estática conforme a sola do sapato entra em contato e em seguida se separa da superfície do piso. Da mesma forma um dispositivo eletrônico deslizando para dentro ou para fora de uma embalagem gera eletricidade estática, devido aos múltiplos contatos entre seu corpo e terminais e o material da embalagem. 
Roupa pegada ao corpo, cabelos encaracolados sem razão... Estes são apenas alguns dos sintomas da eletricidade estática que, provocado por eletrodomésticos e outros aparelhos em sua casa, são visíveis no nosso corpo.

Porque algumas pessoas dão choque?
Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente. Quando existem menos elétrons que prótons, o corpo está carregado positivamente.
Esse acúmulo é normalmente provocado pelo processo de eletrização por atrito, que é mais expressivo em dias secos. Isso porque o ar seco dificulta a dissipação da carga elétrica, o que favorece o choque. Gotículas de água em suspensão, ao contrário, facilitam a dispersão. Nos dias úmidos, então, essa sensação é mais rara.
A diferença na quantidade de cargas positivas e negativas ocasiona o movimento ordenado dessas cargas elétricas, gerando a corrente elétrica. A passagem dessa corrente por um determinado corpo (condutor) é o que ocasiona o choque elétrico.
Claro que o choque elétrico, nesses casos, é de baixa intensidade, e o desconforto parece ser maior por que, em geral, somos pegos “desprevenidos”. A duração do choque também é bastante curta, porque logo as cargas se neutralizam.

Atividades causadoras de ESD:
Algumas destas atividades incluem:
- Caminhar sobre um carpete, 1.500 a 35.000 volts.
- Caminhar sobre um piso de Vinil sem tratamento, 250 a 12.000 volts.
- Sentar em uma cadeira com estofamento em Vinil, 700 a 6.000 volts.
- Utilizar um envelope em Plástico Comum, 600 a 7.000 volts.
- Atritar um plástico comum em uma cadeira com estofamento em vinil 1.200 a 20.000 volts.

Principais geradores de ESD.
-Desenrolar fita isolante
-Embalagem plástica sobre bancada
-Papel (revistas, livros)
-Saco bolha branco
-Roupas de nylon e acrílico ou lã
-Caminhar sobre piso isolante
-Utilização de escovas inadequadas
-O próprio corpo humano
-Isopor

Soluções contra os efeitos da ESD.
Existem diferentes formas de atenuar o efeito das descargas eletrostáticas ou mesmo impedir sua ocorrência. As soluções em geral são simples e de custo reduzido, permitindo um efetivo ganho de confiabilidade em processos de manutenção, operação e armazenagem de equipamentos e componentes.

Um chuveiro ajuda sempre
A água é um condutor, de modo que um banho ajuda a remover toda a energia acumulada no corpo durante o dia.
Utilizar solas de couro
Como o nosso corpo é um condutor de eletricidade, para evitar que ela se acumule dentro de nós, é bastante útil usar sapatos com sola de couro, de modo que toda a eletricidade que temos dentro de nós passe diretamente para o chão.
Despegue a roupa com laca
Tem as roupas coladas ao corpo? Se tiver uma lata de laca para o cabelo, use-a. Ao pulverizar as roupas com a laca ela faz com que a roupa volte ao seu estado normal, eliminando assim toda a eletricidade estática.
Fibras naturais
Quando você for comprar roupas novas, é melhor selecionar roupas de algodão, lã ou linho, que são tecidos naturais que absorve a energia elétrica.
Recorrendo ao metal
Uma solução rápida para se livrar dessa energia, é tocar numa placa metálica que, devido ao fato de ser um material que absorve bem a eletricidade, a conduz para a terra.
(Fontes: Curso-eletrônica e Saúde umcomo)

Ninguém gosta de levar choque, então, trate logo de equilibrar a sua eletricidade estática, siga as regras!

Choque eletricidade estática

Abraços e muita paz!

Por que algumas pessoas dão choque? Por que algumas pessoas dão choque? Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 04, 2014 Rating: 5
10 comentários:
  1. Seja o q for, eu tbem tenho isto. Às vezes fico até c vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Regina Célia!!!
      Isso acontece com algumas pessoas, não tenha vergonha, são coisas da vida. Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Seja o q for, eu tbem tenho isto. Às vezes fico até c vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina Célia!!!
      Isso acontece com algumas pessoas, não tenha vergonha, são coisas da vida. Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Acabei de quebrar o meu celular por causa dessa energia. Estou no mercado com chinelo de borracha e encostei no ferro do carrinho. O meu celular parou longe com o choque . o mais desagrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro Eduardo Maimone!!!
      Terrível isso, caro amigo, tente usar calçados com sola de couro, dizem que ajuda a descarregar a energia do corpo.
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e boa semana!!!

      Excluir
  4. O mais desagradável é não poder encostar no meu filho quando brincamos em parquinho com brinquedos de plástico e chão de grama sintética. Eu e ele damos choque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro Eduardo Maimone!!!
      Certamente, deve ser bem desagradável. Tente seguir as regras da postagem, quem sabe pode lhe ajudar a amenizar os choques.
      Obrigado pela participação!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  5. Fui pegar na maçaneta de um arquivo no escritório e levei um choque na minha mão.....isso é normal? Me disseram para andar descalça na terra ou na grama...isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amiga!!!
      É a descarga da energia do corpo, para algumas pessoas é normal. Sim, uma das soluções para amenizar os choques é andar descalça, melhor ainda sobre a terra e grama, isso descarrega a energia acumulada no corpo. Também é interessante usar calçados com solas de couro, também ajudam muito na descarga.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir