Benefícios do cafezinho para a saúde

Benefícios do café e da cafeína
Os vários benefícios do cafezinho para a nossa saúde. A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos. O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de várias doenças.

A cafeína pode ser encontrada no café, no chá, no chocolate, nas bebidas à base de cola, guaraná e no mate, que é obtido dos arbustos provenientes da América do Sul.
O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína - geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação. (Fonte: Wikipédia)

Nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café e de seu principal composto ativo, a cafeína.
Por volta do século XVI, os sábios sufistas do Iêmen bebiam café para se manterem acordados durante a oração. Quando, no início do século XVII, o café começa a ser difundido na Europa, é quase considerado um medicamento.
Café e a saúdeA cafeína, descoberta em princípios do século IX na Alemanha pelo jovem médico Ferdinand Runge, num encontro com Johann Wolfgang Goethe, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome, o que pode ajudar nas dietas.
Alguns estudos sugerem que uma xícara de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca.
Estudos recentes demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Pode, ao contrário, ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves, como Alzheimer e Parkinson.
O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único produto.

Café ajuda a queimar calorias:
Quando você pensa em café, você costuma pensar na bebida. No entanto, se o seu foco é a perda de peso, extrato de café verde pode ser um aliado eficaz. Após um estudo de 22 semanas com 16 adultos com excesso de peso, os pesquisadores descobriram que os participantes que consumiram café em sua forma crua ainda verde conseguiram perder peso de forma significativa, 37,5% das pessoas que participaram da pesquisa saíram da situação obesidade tipo 2 para uma faixa de peso normal.

Café ajuda na prevenção de doenças:
Pesquisadores descobriram que tomar de 1 a 3 xícaras de café por dia pode ser um benefício para a saúde, isso porque o consumir café reduz o risco de diabetes tipo 2 significativamente.
Além disso, tomando seis ou mais xícaras todos os dias o risco cai ainda mais. Este estudo revelou que a formação de doença de Parkinson pode ser reduzida em até 80% e o risco de câncer de pele pode ser reduzidas em até 25%. O estudo também revelou que as mulheres que tomam quatro ou mais xícaras pode diminuir as chances de desenvolver câncer de mama em até 40%.
Só lendo isso já ta vontade de tomar café não verdade mis tem mais abaixo.

Cafeína para a saúdeTomar café antes de ir para academia ajuda a malhar melhor: Antes de todos os exercícios em casa ou na academia, você pode beber uma xícara de café. Este café irá libertar endorfina no corpo em poucos minutos. A liberação da endorfina permiti que o seu corpo esteja mais livre e solto pronto para começar sua rotina diária de trabalho e exercícios. A endorfina vai ajuda a aumentar o desempenho. Para ter um melhor desempenho em exercícios, uma xícara de café vai certamente muito bem.
Atletas e treinadores de alto nível têm usado há muito tempo o café para aumentar o desempenho atlético antes de uma competição.

Benefícios do café para pele:
Beber café pode ajudar diminuir o risco de câncer de pele! Um estudo, que feito especificamente com a cafeína do café mostrou que consumidores de café têm um risco menor de desenvolver carcinoma basocelular.

Café é rico antioxidante:
Uma xícara de café tem mais de mil antioxidantes. Estes antioxidantes são importantes para a saúde e agem de muitas maneiras em nosso corpo. Eles podem reduzir a inflamação causada por artrite e livrando você das toxinas que causam este tipo específico de câncer. Eles também neutralizar os radicais livres, que podem conduzir a um ganho de peso.
Mais antioxidantes no organismo fazer o corpo se sentir e parecer melhor, tanto no interior como fora.

Uma vida mais longa:
Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer revelou que pessoas que tomam café, muitas vezes são mais propensas a ter uma vida mais longa do que aqueles que não têm este hábito diário. Por mais que o raciocínio por trás dessa teoria não esteja claro, muitos cientistas afirmam que é porque antioxidantes encontrados naturalmente no café combatem o envelhecimento.
Em segundo lugar, o café pode diminuir substituir sem problemas o consumo de lanches industrializados. Isso contribui para uma vida mais longa e sem doenças.

Ajuda no raciocínio rápido:
Cafezinho bernefício para saúdeO café não só vai manter você na ativa ou acordada mais também ajuda no raciocínio. Cafeína, que é o principal ingrediente no café, é um estimulante. É o componente psicoativo mais consumido no mundo hoje. A cafeína bloqueia os efeitos do neurotransmissor inibitório que é chamado de adenosina. Este bloqueio aumenta o disparo neuronal no interior do cérebro e provoca a libertação de outros tipos de neurotransmissores. Isto leva a um efeito estimulante do líquido e melhora seu raciocínio e humor de forma quase automática.
Consumo de café de forma regular também ajuda a superar problemas mentais e melhora habilidades cognitivas. Estudos mostram que o café melhora a capacidade de pensar e da uma um impulso extra quando precisamos tomar decisões de forma mais rápida.

É bom para o fígado:
Pesquisadores já comprovaram que o consumo diário de café ajuda a regular o fígado isso graças a cafeína. O consumo regular de café pode reduzir o risco de contrair cirrose hepática, câncer de fígado ou até mesmo insuficiência hepática. Os benefícios não param por ai ele também reduz o risco de cirrose alcoólica. Esses benefícios não se estendem às outras bebidas com cafeína ou chá.

Reduz o risco de gota:
Só quem tem Gota sabe o quando é doloroso; isso pode ocorrer a qualquer pessoa em qualquer idade. Ela afeta as articulações dificultando a mobilidade durante um longo período de tempo.
Consumo de café pode reduzir a dor sentida e aliviar esta condição. Estudos mostram que as mulheres que tomam café regularmente diminuem o risco de desenvolver gota.
Isto é por causa dos antioxidantes contidos no café que reduzem a insulina, reduzindo a insulina produzida automaticamente se reduz a produção de ácido úrico, que é a principal causa da gota. (Texto: Michael Oliveira)

Um bom cafezinho anima

Já existem estudos que apontam o café como um coadjuvante a ser utilizado com sucesso no tratamento de alcoolísmo, bronquite  asmática, obesidade e ainda como diurético devido à presença e à ação da cafeína – substância estimulante, que pertence ao grupo dos compostos das tri-metil-xantina – e, também, à presença e ação dos ácidos clorogênicos.
Tais substâncias fazem parte da composição química e nutricional do café e atuam no sistema nervoso, produzindo um estado de alerta, porém a duração depende da individualidade biológica de cada um. "É por essa mesma razão que ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de depressão, fazendo com que o paciente se sinta mais animado e revigorado", diz Hilda Barros, professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
No entanto, adverte a nutricionista, a "bebida não faz milagres" e pode, sim, causar efeitos desagradáveis quando consumida em excesso. Entre as conseqüências da "overdose" de café, Hilda destaca taquicardia, agravamento das lesões no aparelho digestivo (aftas, gastrite), piora dos sintomas das doenças intestinais, como os da doença de Crohn (constipação, disenteria e aparecimento de pólipos) e, o mais comum, a dificuldade para dormir. Outro incômodo frequente é o escurecimento dos dentes, devido aos pigmentos presentes no café.
"Esses efeitos variam de pessoa para pessoa, conforme o organismo de cada um reage às substâncias encontradas na bebida de café em infusão. Alguns indivíduos tomam café e dormem tranquilamente, sem problemas, nos seus horários habituais. Outros ficam 'em estado de alerta' durante toda a madrugada”, diz Hilda. Ela explica que, de acordo com pesquisas, na verdade, 70% das pessoas perdem o sono quando consomem café, “as outras só mostram esse efeito quando já estão muito agitadas", afirma.
Hilda Barros ainda lembra que pessoas que consomem quantidades elevadas de café costumam ficar mais resistentes ao efeito de anestésicos que possuem a cafeína em sua formulação e podem também apresentar dores de cabeça, entre outros sintomas, quando retiram abruptamente a cafeína da rotina alimentar. "Esta dor é chamada de sintoma sentinela. Ele é caracterizado por fortes dores de cabeça, logo pela manhã, e ocorre quando há uma queda no nível dessa substância na corrente sanguínea, causada tanto por não ingerir a bebida, como por substituir o café comum por outro tipo, como o descafeinado", explica.
Para desfrutar da bebida com prazer e sem ter complicações, alerta a especialista, o ideal é não ultrapassar o limite de 150 ml a 200 ml de café ao dia, distribuídos em três porções: uma de manhã e as outras duas ou três no início e até o final da tarde, dando um espaço de tempo de ao menos uma hora entre uma tomada e outra. "Basta ter bom senso e procurar não ingerir toda a quantidade permitida de uma só vez. Além disso, pessoas com problemas de sono devem tomar a última dose até às 17h", recomenda a professora.
(Fonte: UnimedRio)

Milhares de estudos sobre caféOs milhares de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: o café faz bem à saúde. Aliás, e desde que bebido com moderação, os benefícios do café são muitos e diversificados.
Numa investigação realizada na conceituada Escola de Medicina de Harvard, onde foram observadas mais de 193.000 pessoas, chegou-se à conclusão que quem bebia café de forma regular tinha um risco menor de vir a desenvolver diabetes (tipo 2), do que aquelas pessoas que não bebiam café. Mesmo as pessoas que bebem descafeinado têm uma maior probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que bebem café normal.
Um copo de café contém cerca de 1 grama de fibra solúvel, o que significa que o seu consumo contribui para manter os níveis de colesterol baixos.
Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas. O “American Journal of Clinical Nutrition” contém um estudo que alerta para o fato de pessoas saudáveis com 65 anos ou mais que bebiam 4 ou mais xícaras de café por dia tinham menos 53% de probabilidades de desenvolver uma doença cardíaca.
A cafeína presente no café é um poderoso aliado no que toca à resistência e performance desportiva, quer seja um atleta de alta competição, quer seja um praticante regular de algum tipo de atividade física. Para além disso, o café pode reduzir as dores musculares que muitas vezes sucedem ao exercício físico em cerca de 48%. (Fonte: Chavena)

Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), cientistas franceses encontraram indícios de que quem toma café na hora do almoço tem menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Cafezinho brasileiro

Bom cafezinho para você!

Abraços e muita paz!

Benefícios do cafezinho para a saúde Benefícios do cafezinho para a saúde Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 15, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Que bom!! estou dentro do recomendável! Saúde para todos!!
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Seguir publicação · Ontem às 08:19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Muito bom, estou muito além do recomendável, talvez o dobro... rsrsrs... Adoro um cafezinho... rsrsrsrsrs...
      Valeu, minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença e carinho!!!
      Muita saúde para você também!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir