Vítimas da vida da ansiedade e do medo

Vitimas do medo
Muitas pessoas são vítimas do fracasso provocado pela ansiedade e o medo sem controle. A ansiedade é um modo de fugir da vida real, fugir de si mesmo, fugir do presente, é a corrosão da vida normal, é aumentar significativamente os fardos do presente, tornando-os insuportáveis.
Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, nervosismo, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso. Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua autoestima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. 

Somos uma sociedade ansiosa.

Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar. (Erich Fromm)
Muitas pessoas estão ocupadas somente para disfarçar a ansiedade; seu ativismo é um modo de fugir de si mesmas. Elas obtêm um pseudo e temporário senso de vivacidade correndo de um lado para o outro, como se estivessem realizando algo só pelo fato de se movimentarem, ou como se estarem ocupadas fosse uma prova de sua importância. (Rollo May) 

Ansiedade pelo futuro.

Só sente ansiedade pelo futuro aquele cujo presente é vazio.
Não há mais miserável situação do que vir a esta vida sem saber qual o rumo a seguir nela.
O espírito inquieto debate-se com o inelutável receio de saber quanto e como ainda nos resta para viver.
Qual o modo de escapar a tal ansiedade? Há um apenas: que a nossa vida não se projete para o futuro, mas se concentre em si mesma. 
Quando eu tiver pago tudo quanto devo a mim mesmo, quando o meu espírito, em perfeito equilíbrio, souber que me é indiferente viver um dia ou viver um século, então poderei olhar sobranceiramente todos os dias, todos os acontecimentos que me sobrevierem e pensar sorridentemente na longa passagem do tempo! 
Que espécie de perturbação nos poderá causar a variedade e instabilidade da vida humana se nós estivermos firmes perante a instabilidade? 
Apressa-te a viver, imagina que cada dia é uma vida completa. Quem formou assim o seu caráter, quem quotidianamente viveu uma vida completa, pode gozar de segurança. (Lúcio Aneu Séneca)

Ansiedade gera o medo.

Somente quando estamos tranquilos somos capazes de ver as coisas como elas realmente são. A ansiedade gera o medo, o medo gera a paralisação, a paralisação inibe as atitudes. Sem atitudes somos vítimas do fracasso, e o fracasso é a anulação, o descaso, é o deixar-se levar... A vida é um barco que pede remos, e disposição para remar... (Paulo Roberto Gaefke)
A paz interior é o seu maior tesouro.
Não deixe que a ansiedade venha roubá-la.
Nem permita que alguém a destrua.
Seja com atitudes ou comentários.
Seja você revestido da certeza de que a noite mais escura vai passar... (André Luiz)

Ansiedade e sofrimento

Abraços e muita paz!

Vítimas da vida da ansiedade e do medo Vítimas da vida da ansiedade e do medo Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 06, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    A melhor posição da vida é do equilíbrio. Mas, muitas vezes pelos acontecimentos perdemos o controle. O importante são os ensinamentos para fazermo reflexões, educar sentimentos e ações. Trabalhar sempre para nosso aprimoramento. Muita Serenidade na sua caminhada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza!!!
      Sim, o equilíbrio é sempre a melhor escolha, todos os sentimentos precisam ser aperfeiçoados e educados, para que não atinjam nenhum dos limites, nem o mínimo e nem o máximo.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz co sua presença, comentário, apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado, repleto de muita serenidade!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir