O alto e doloroso custo da vingança

Vingança ou desforra
O alto e doloroso custo da vingança ou desforra para a saúde e para a vida.
A vingança ou desforra procede sempre da fraqueza da alma humana, que não é capaz de suportar as injúrias e ofensas sofridas. A vingança é uma justiça selvagem e cruel, ela só nos diminui, nos torna clone de nosso ofensor, da desforra vem sempre o arrependimento. O perdão e o esquecimento é sempre a melhor forma de vingança. Não existe vingança sem vulgaridade, o vingador perde todas as virtudes da alma, se transforma numa pessoa destruidora, você acaba se esquecendo quem é. A única coisa que a vingança consegue alcançar é satisfazer o ódio, este terrível veneno mortal.

O custo da desforra                                                                                      

Mesmo que você não possa amar a seus inimigos, ame, pelo menos a você mesmo.
E use esse amor por você mesmo para não permitir que seus inimigos controlem a sua felicidade, a sua saúde e a sua vida.
Quando você odeia seus inimigos, está dando a eles poder sobre você mesmo: sobre seu sono, seu apetite, sua pressão arterial, sua saúde, sua felicidade.
Passar dias e noites se preocupando em como desforrar-se deles, arquitetando vinganças mirabolantes, só faz mal a você mesmo.
O seu ódio não causa efeito a eles, mas faz com que seus dias e suas noites se transformarem em verdadeiros infernos.
Um meio para acabar com esse sentimento ruim e devastador é perdoar seus inimigos e esquecê-los. Para chegar a isso, passe a dedicar-se a alguma coisa infinitamente maior do que o mero desejo de vingança.
E, para cultivar uma atitude mental que traga paz e felicidade, lembre-se desse princípio: nunca procure vingar-se de seus inimigos porque, se o fizer, vai ferir mais a si mesmo do que a eles; não desperdice um minuto sequer falando ou pensando em pessoas que não o agradam. (Dale Carnegie) 

Ódio, o isolamento cruel

Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam. Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo. Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito. Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo.
Desafogue-se de mágoas, de desejos de vingança, de pessoas que não permitem que você avance. Diga não para tudo aquilo que não faz bem pra você, pare de acreditar que as coisas vão mudar por milagre ou por decreto. Se não mudaram até agora, então deixe as coisas como estão e mude você. (Martha Medeiros)
Sem amor por si mesmo, o amor pelos outros também não é possível. O ódio por si mesmo é exatamente idêntico ao flagrante egoísmo e, no final, conduz ao mesmo isolamento cruel e ao mesmo desespero. (Hermann Hesse)

Viver em vingança

Abraços e muita paz!

O alto e doloroso custo da vingança O alto e doloroso custo da vingança Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 28, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Boa tarde meu querido amigo Luis!
    Que belo texto, um conforto para a alma aflita!

    A vingança só faz mal à própria pessoa...
    Se não conseguimos amar os inimigos, pelo menos, podemos perdoá-los, deixá-los de lado, não ficar arquitetando sentimentos de vingança, pois só assim encontraremos a paz de espírito, a paz na alma...

    Belo texto amigo, todos precisavam ler, principalmente nestes tempos de guerras, de tanto ódio...
    Temos que ficar em paz com a gente mesmo!!

    Agradecida pelo carinho da partilha!!
    Abraços, muita paz,muito amor e uma semana maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana Helena!!!
      Verdade, minha querida amiga, a vingança é como um câncer, vai comendo a pessoa por dentro, é uma erva daninha para a alma e consequentemente para o corpo.
      Sim, estamos passando por um momento bem ruim, gerras e violências sem fundamentos, pessoas morrendo por nada, é o ódio tomando conta de boa parte do mundo, infelizmente.
      Obrigado, minha querida amiga, que bom que gostou do texto, fico muito feliz com sua presença, com o lindo comentário, com o apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Já estava com saudades de você, preciso passar lá pelo Vivendo a Vida Bem Feliz, ando meio corrido com as atualizações do blog e com o trabalho, logo passo por lá para uma visita.
      Abraços com carinho, muita paz, muito amor e uma semana maravilhosa para você também!!! :))

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    A própria palavra Vingança é triste, nos faz sentir o coração amargurado. É realmente um sentimento que nos diminui, alimenta-nos sentimentos inferiores, doentios. Que tenhamos sempre força para o Perdão, o esquecimento das ofensas. Instrutivo texto. Muita Inspiração para Vc, momentos de muita serenidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, minha querida amiga, esta palavra, por si só, já carrega muita tristeza e amargura. É preciso que a humanidade trabalhe melhor com o perdão, com a aceitação e compreensão.
      Obrigado, que bom que gostou do texto, fico muito feliz com sua participação, comentário, apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Momentos de muita serenidade e paz para você também!!!
      Abraços com carinho e muita luz em sua vida!!!

      Excluir