Suportar os infortúnios faz parte da vida

Os infortúnios faz parte da vida
Os infortúnios acontecem com frequência e faz parte da vida, não tem como fugir deles, é preciso ter coragem para enfrentá-los com muita esperança e fé. Quanto mais você pensar em seus infortúnios, mais poder terão eles para magoá-lo. As esperanças, quando se frustram, agravam mais os nossos infortúnios e a nossa fé. Não podemos viver no infortúnio, na desgraça e na infelicidade, é preciso lutar com garra contra esta fortuna adversa.

O correr da vida embrulha tudo; a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza... (Guimarães Rosa)

Infortúnios da vidaÉ melhor empregarmos o nosso espírito em suportar os infortúnios que nos acontecem do que em prever os que nos podem acontecer.
Não existe tal coisa como um infortúnio tão mau que as pessoas hábeis não saibam dele tirar proveito, como também não existe uma felicidade tal que os mais volúveis não transformem em prejuízo próprio.
Para sabermos bem as coisas, é preciso sabermos os pormenores, e como estes são quase infinitos, os nossos conhecimentos são sempre superficiais e imperfeitos.
Os vícios entram na composição da virtude assim como os venenos entram na composição dos remédios. A prudência mistura-os e atenua-os, e deles se serve utilmente conta os males da vida. (François La Rochefoucauld)

Alguns dizeres e provérbios chineses expressam o mesmo significado ou lição, assim como refletem o pensamento tradicional chinês. “Uma perda pode evitar infortúnios” é uma expressão que tem sido usada por muitas gerações.
Historicamente, o povo chinês acreditava que a virtude era obtida sendo-se gentil com os outros ou enfrentando-se com dignidade os revezes, derrotas e sofrimentos. O carma seria acumulado por más ações, por intimidar ou humilhar os outros ou por tirar vantagem das pessoas. As duas substâncias (virtude e carma) poderiam ser transformadas e ganhos e perdas estariam sempre de mãos dadas. 
Infelicidade, infortúnios da vidaConta-se que havia um jovem que era gentil e que trabalhava muito. Em seu quintal, havia uma grande pilha de lenha que ele reuniu quando voltava do campo para casa. Uma noite, a madeira estava em chamas e o jovem tentou apagar o fogo, preocupando-se que as chamas poderiam prejudicar os vizinhos. Enquanto o fogo piorava, de repente, começou a chover e a chuva forte ajudou a apagar o incêndio. Os vizinhos sentiram pena dele, pois toda sua lenha se tornou carvão. No entanto, o jovem descobriu que o fogo transformou a lenha em carvão de boa qualidade. No inverno seguinte, que foi extremamente frio, a casa do jovem ficou aquecida, pois ele tinha o carvão disponível.
Sábios costumam dizer que quem foi roubado ou sofreu um infortúnio pode estar pagando uma dívida ou evitando um prejuízo maior.
Como a expressão “O velho na fronteira perdeu seu cavalo”, o dizer nos recomenda que tudo pode ser uma bênção ou um desastre disfarçado, o que significa que não podemos julgar algo apenas superficialmente. O equilíbrio é fundamental; tentar não ser complacente quando as coisas vão bem ou desanimar e deprimir-se quando há problemas.
Créditos: Epoch Times - Por Lily Choo

Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos. (Sócrates)

Fugir dos infortúnios da vida
Os espíritos pequenos são domados e subjugados pelo 
infortúnio; os grandes, porém, sabem como fugir à desgraça.
(Washington Irving)

Abraços e muita paz!


Suportar os infortúnios faz parte da vida Suportar os infortúnios faz parte da vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on março 16, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Trabalhemos para sermos Espíritos grandes,pedindo a Deus a LUZ da sabedoria, para sabermos viver em equilíbrio com os infortúnios da VIDA!! Feliz final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, minha querida amiga, temos que trabalhar sempre no crescimento do espírito, só assim vamos conseguir suportar e passar ilesos pelos infortúnios que a vida nos apresenta, eles são as nossas provações.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu rico comentário e com o seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha também um feliz e abençoado final de semana!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
  2. Olá Luis Eduardo Pirollo
    Na verdade, graças a Deus pela adversidade! Aprender a lidar e superar as adversidades, é o que nos faz ser quem somos. Cada desafio, a cada dificuldade que enfrentamos com êxito na vida serve para fortalecer a nossa força de vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro amigo Alfeu R Gomes!!!
      Grande verdade meu amigo, estes infortúnios são os desafios que temos para crescer e evoluir na vida, são eles que vão nos dar forças e capacidade para vencer os obstáculos futuros. É a escola da vida.
      Obrigado meu caro amigo, fico muito feliz com sua presença, com seu rico comentário e com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir