Simplicidade é sabedoria e suprema virtude

Simplicidade é sabedoria e suprema virtude
As coisas simples são as mais poderosas.
Qualquer um pode sugerir uma solução complicada para um problema.
O verdadeiro gênio é capaz de encontrar uma solução simples e elegante.
Para adquirirmos a aptidão para a simplicidade, devemos experimentar a vida de forma direta.
Devemos procurar o verdadeiro sentido das coisas, e não complexos significados ocultos.
Para podermos experimentar o sereno poder da simplicidade, devemos aquietar a ira, a inveja, o remorso, a preocupação e a decepção.
A simplicidade vive na beleza e na honestidade. A simplicidade pode envolver o mundo inteiro sem ser consumida por ele.
Aceite as coisas como elas são e você alcançará o poder da simplicidade.

Simplifique sua vida! 
Simplicidade dos jardinsTudo o que é belo tende a ser simples. Afirmação generalizante? Não sei. O que sei é que a beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins. Vida que se ocupa de ser só o que é.
Não há conflito nas bromélias, não há angústia nas rosas, nem ansiedades nos jasmins. Cumprem o destino de florirem ao seu tempo e de se despedirem do viço quando é chegada a hora. São simples.
Não querem outra coisa, senão a necessidade de cada instante. Não há desperdício de forças, não há dispersão de energias. Tudo concorre para a realização do instante. Acolhem a chuva que chega e dela extraem o essencial. Recebem o sol e o vento, e morrem ao seu tempo.
Simplicidade é um conceito que nos remete ao estado mais puro da realidade. A semente é simples porque não se perde na tentativa de ser outra coisa. É o que é. Não desperdiça seu tempo querendo ser flor antes da hora. Cumpre o ritual de existir, compreendendo-se em cada etapa.
Já dizia o poeta: "Simplicidade é querer uma coisa só". Eu concordo com ele. O muito querer nos deixa complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então nos perdemos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo.
Aquele que muito quer corre o risco de nada ter, porque o empenho e o cuidado é que faz a realidade permanecer. O simples anda leve. Carrega menos bagagem quando viaja, e por isso reserva suas energias para apreciar a paisagem. O que viaja pesado corre o risco de gastar suas energias no transporte das malas. Fica preso, não pode andar pelo aeroporto, fica privado de atravessar a rua e se transforma num constante vigilante do que trouxe.
Simplicidade é sabedoriaA simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale à pena.
Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhe capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples.
Dar presentes aos complicados é um desafio. Não sabemos o que eles gostam, porque só na simplicidade é possível conhecer alguém. Só depois que as máscaras caem pelo chão e que os papéis são abandonados a gente tem a possibilidade de descobrir o outro na sua verdade.
Eu gostaria de me livrar de meus pesos. Queria ser mais leve, mais simples. Querer uma coisa só de cada vez. Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem à pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis. Não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu tivesse alcançado a simplicidade. Até para morrer os simples têm mais facilidade. Sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão.
Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar.
(Padre Fábio de Melo)

No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude. (Henry Wadsworth Longfellow)

A simplicidade é o último degrau da sabedoria. (Khalil Gibran)

A simplicidade engrandece as pessoas
Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro 
não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas
não existem para nos admirar, mas para compartilhar
conosco a beleza da existência. (Mário Quintana) 

Abraços e muita paz!


Simplicidade é sabedoria e suprema virtude Simplicidade é sabedoria e suprema virtude Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 13, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Olá Luís,
    No fundo, apenas nós podemos dizer o que é, na nossa perspectiva, uma vida simples: ter tempo para fazer as coisas que mais gostamos ou estar com as pessoas que mais amamos; poupar para poder trabalhar menos ou então para poder fazer uma grande aquisição; deixar um trabalho monótono e correr atrás dos nossos sonhos. As possibilidades são infinitas e muito pessoais. O mais importante é criar espaço para aquilo que pensa ser essencial à sua existência e livrar-se de tudo aquilo que não é essencial. Para encontrar o seu caminho da simplicidade, reflita sobre como gostaria que a sua vida fosse mais simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu caro amigo Alfeu!!!
      Pois é, meu caro amigo, esta forma de leveza nas reações humanas é que faz a diferença, a semente é sempre simples e objetiva, nós é que acabamos por complicar o seu cultivo e acabamos meio que perdidos pelo caminho. Só é capaz de exercer esta simplicidade aquele que enxerga a pureza da realidade e dos sonhos. Para isso, é necessário dominar os grandes vícios da vida, a ira, a inveja, o remorso e a decepção, só assim vamos conseguir alcançar uma vida mais serena e pautada na simplicidade.
      Obrigado meu caro amigo, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e com o carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado final de semana!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir