Segredos para uma pele saudável e bonita

Segredos para uma pele saudável e bonita
A saúde e beleza da pele está relacionada com os alimentos que ingerimos diariamente, para ter uma pele bonita e saudável é preciso seguir algumas regras e prestar atenção nos alimentos que escolhemos para consumo.

A nutricionista australiana Karen Fischer apresenta-nos, no seu livro “Dieta para uma pele saudável” (Editorial Presença), um programa revolucionário de oito semanas, no qual, através de uma dieta rica em nutrientes naturais e sem recurso a lacticínios, promete uma pele saudável, jovem e de fazer inveja.
Siga os passos fundamentais para alcançar o bem-estar da sua pele e rejuvenesça.
Pense verde.
A especialista em nutrição inicia o seu livro fazendo uma distinção entre alimentos ácidos e alcalinos, referindo que “é fundamental equilibrar o Ph do corpo através de alimentos alcalinos, evitando que este se torne ácido, ou seja, prejudicial às células do seu corpo que, a pouco e pouco, vão dando sinais de fadiga e propiciam o desenvolvimento de múltiplas patologias”.
Pele saudável e bonitaNeste contexto, a autora recomenda um consumo moderado de alimentos ácidos, não mais do que três porções por dia (por exemplo, duas porções equivalem a duas bebidas alcoólicas ou um café e salmão ao jantar). Dê preferência a alimentos alcalinos (legumes de folha verde-escura, abóbora, batata, limões, limas, bananas, damascos, por exemplo).
Segundo a autora, “a clorofila, pigmento verde existente nas plantas, é altamente benéfica à saúde da pele, pelo que bebidas de clorofila, especialmente tomadas de manhã, são de mais-valia para estimular o funcionamento dos intestinos e eliminação de substâncias tóxicas”. A clorofila líquida encontra-se à venda em lojas de alimentos naturais.
Ingira alimentos hidratantes.
Para estar em forma e com aspecto radioso, elimine as gorduras más da sua vida e hidrate, verdadeiramente, a sua pele a partir de dentro, é este o conselho base do segundo passo que Karen Fischer destaca.
Para isso, é fundamental conhecer as gorduras “boas e belas” que, segundo a autora, são benéficas para o nosso organismo, aposte, por isso, em “alimentos ricos em ômega 3, como o peixe gordo/de águas profundas, os ovos caseiros e as sementes ou óleo de sementes de linho”.
Outras fontes de ômega 3, ainda que com teor mais reduzido, são a soja, o gérmen de trigo, as nozes, as algas marinhas castanhas e vermelhas e os legumes de folha verde-escura. (Texto: Raquel Pires)

A beleza da pele não depende somente de cremes nutritivos e hidratantes.  Eles são muito importantes, mas não adianta nada nutrir a pele externamente se esquecermos de nutri-la internamente. Para isso é fundamental a alimentação. Uma dieta saudável e equilibrada fortalece a saúde da pele. Reconhecida a importância da dieta para a beleza da pele, listamos abaixo os nutrientes e alimentos que contribuem para a manutenção de uma pele saudável:
Alimentos saudáveis para a pele
Vitamina A (Retinol/Betacaroteno): Existem dois grupos de substâncias que se enquadram sob a designação de vitamina A. A vitamina A, ou retinol que se encontram nos alimentos de origem animal e a Provitamina A, normalmente denominados como carotenóides, que transformam-se em vitamina A no intestino. Os carotenóides são antioxidantes naturais (previne o envelhecimento por inibir radicais livres, dando elasticidade a pele. A vitamina A além de outras funções atua na restauração da pele ao participar da formação de novos tecidos.
Fontes de Vitamina A (Betacaroteno): Onde encontrar: Vegetais ricos em betacaroteno (convertido em vitamina A pelo organismo) - Legumes e frutas de cores intensas e alimentos de origem animal: fígado, manteiga, leite, gema de ovos, sardinha, queijos gordurosos e outros.

Cobre: O Cobre é um mineral que promove a maturação de colágeno e atua na síntese elastina, ambos responsáveis pela resistência e elasticidade da pele. Logo, a presença de cobre na alimentação é um importante aliado contra a flacidez da pele.
Fontes de cobre: Onde encontrar:  grão-de-bico, nozes, lentilha, fígado, ostras, carne e outros.

Ômega 3: A ômega 3 é uma gordura cuja deficiência está ligada ao ressecamento da pele, ou seja, se seu problema é ressecamento: uma dieta rica em Ômega 3 vai auxiliar a recuperação da saúde da sua pele.
Também é ligada ao bom funcionamento do cérebro com melhora da concentração, das habilidades motoras e da memória além de aumentar a motivação e a velocidade de reação (reflexos).
Fontes de ômega 3: Onde encontrar: Peixes de águas frias (atum, arenque, bacalhau, salmão, truta), sementes e  óleo de linhaça.

Vitamina C: A Vitamina C é uma poderosa aliada da beleza da pele. Antioxidante natural, a Vitamina C protege a pele contra os danos dos raios ultravioleta, aumenta a capacidade de cicatrização e a produção de colágeno (responsável pela elasticidade e firmeza da pele).
Fontes de Vitamina C: Onde encontrar: Frutas cítricas, tomates, brócolis, pimentões e outros.

Vitaminas e a beleza da peleVitamina E: A vitamina E é um antioxidante natural poderoso que protege as células do corpo dos radicais livres, ou seja: atua contra a deterioração das células, ação importante para retardar o envelhecimento.
Fontes de Vitamina E: Onde encontrar: A fonte mais conhecida de Vitamina E é o gérmen de trigo, porém é encontrada também em óleos vegetais (amendoim, milho, girassol), nozes, castanha do Pará, abacate, sementes e grãos em geral, além de vegetais de folhas verdes.

Também é necessário alguns cuidados com os fatores externos.
Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos. Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados. (Sociedade Brasileira de Dermatologia)
Uma boa hidratação também ajuda muito na beleza da pele.
A pele desidratada apresenta dano em sua barreira natural de proteção e por isso, precisa receber agentes de hidratação que estão em falta: glicerina, uréia, manteiga de karitê, ômegas 3 e 6, ácido hialurônico, niacinamida e vitamina E. 

Faça de seu alimento a sua medicina

Abraços e muita paz!

Segredos para uma pele saudável e bonita Segredos para uma pele saudável e bonita Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 01, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Olá Luís Eduardo,
    A pele é o maior órgão do nosso corpo, portanto, é essencial ter cuidados adequados, para torná-la linda e saudável. Uma maneira de conseguir isso é ter uma boa alimentação. Também é essencial tomar pelo menos 2 litros de água por dia para manter a pele hidratada. A água também ajuda a dar-lhe energia, concentração e reduz a fadiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro amigo Alfeu Gomes!!!
      Verdade, meu caro amigo, precisamos cuidar muito bem deste órgão, não só pela beleza estética, mais também para a saúde da mesma, que pode ser acometida de muitas doenças. A melhor maneira destes cuidados é sempre preferir uma boa alimentação e uma boa hidratação, como muito bem cita o amigo.
      Obrigado meu caro amigo, fico muito feliz com sua presença, comentário, apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir