Saúde dos sentimentos do coração ou da alma

Saúde dos sentimentos do coração ou da alma
Cuide bem da saúde dos sentimentos de seu coração, ou alma, ou espírito, porque é dele que vai brotar o que é bom e ruim, o que constrói e destrói. Um bom coração e uma boa cabeça formam sempre uma combinação perfeita para saúde dos sentimentos.

Sentimentos são informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. 
O amor não é o conjunto de emoções (sensações corporais) que a pessoa sente por outra ou algo, mas o ato de sempre decidir pelo bem ou a favor de outro ou algo, independente das circunstâncias. As sensações físicas sentidas surgem como consequência da decisão de amar. Este sentimento é chamado por muitos estudiosos como ágape, ou amor ágape. Já as sensações que a atração física que uma pessoa sente por outra produzem em alguém, não podem ser chamadas de amor, ou de algum tipo de sentimento, mas apenas emoções (sensações corporais), consequentes do instinto que levou essa pessoa a sentir atração física pela outra.
Nesta concepção, um sentimento é uma decisão (disposição mental) que alguém toma em sua mente, ou alma, ou espírito, a respeito de outrem ou algo. Por este conceito, toda e qualquer palavra que denota emoções quando usada, pode ser classificada como sentimento quando se refere a algo que podemos ou não escolher fazer (se é um ato pode-se cometê-lo ou não, não é um instinto fora do controle da consciência) ou seja, que possua uma forma verbal. 
Com Deus no CoraçãoAbraham Maslow, professor de Harvard, comentou que todos os seres humanos nascem com um senso inato de valores pessoais positivos e negativos. Somos atraídos por valores pessoais positivos tais como justiça, honestidade, verdade, beleza, humor, vigor, poder (mas não poder abusivo), ordem (mas não preciosismo ou perfeccionismo), inteligência (mas não convencimento ou arrogância). Da mesma forma, somos repelidos por injustiça, morbidez, feiura, fraqueza, falsidade, engano, caos etc. Maslow também declara que valores pessoais positivos são definíveis somente em termos de todos os outros valores pessoais positivos - em outras palavras, não podemos maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha quaisquer valores pessoais negativos sem repulsa.
Por exemplo, a beleza que está associada com o engano se torna repulsiva. A justiça associada com a crueldade é repulsiva. Esta capacidade inata de sentir atração ou repulsão é o fundamento da moralidade - em outras palavras, sentimentos bem entendidos formam a capacidade interior com a qual nascemos para chegar ao que pensamos ser bom/mau e certo/errado.
Este ponto de vista contrasta agudamente com alguns ensinamentos extremistas de algumas religiões e ideais políticos, que querem estabelecer o que é moral - que os humanos nascem num vácuo moral e que é somente a autoridade quem pode dizer aos seres humanos o que é certo e errado. A exploração extremista dos sentimentos aumenta na medida em que os sentimentos não são apenas distinguidos, mas mesmo separados do pensamento crítico.
Deus é saúde para seu coraçãoAlgumas religiões, entretanto (algumas correntes atuais do cristianismo), acreditam que o ser humano nasce com princípios morais a ele inatos, e nele colocados por Deus. E que a "imagem e semelhança" ao Deus criador, citada no livro de Gênesis da Bíblia cristã, se referiria na verdade à imagem e semelhança moral a esse Deus criador, e não à aparência física do Deus cristão. Chegando a uma conclusão próxima à de Abraham Maslow, porém não científica. Fonte: Wikipedia

Às vezes é preciso recolher-se. O coração não quer obedecer, mas alguma vez aquieta; a ansiedade tem pés ligeiros, mas alguma vez resolve sentar-se à beira dessas águas. Ficamos sem falar, sem pensar, sem agir. É um começo de sabedoria, e dói. Dói controlar o pensamento, dói abafar o sentimento, além de ser doloroso parece pobre, triste e sem sentido. Amar era tão infinitamente melhor; curtir quem hoje se ausenta era tão imensamente mais rico. Não queremos escutar essa lição da vida, amadurecer parece algo sombrio, definitivo e assustador. Mas às vezes aquietar-se e esperar que o amor do outro nos descubra nesta praia isolada é só o que nos resta. Entramos no casulo fabricado com tanta dificuldade, e ficamos quase sem sonhar. Quem nos vê nos julga alheados, quem já não nos escuta pensa que emudecemos para sempre, e a gente mesmo às vezes desconfia de que nunca mais será capaz de nada claro, alegre, feliz. Mas quem nos amou, se talvez nos amar ainda há de saber que se nossa essência é ambiguidade e mutação, este silencio é tanto uma máscara quanto foram, quem sabe, um dia os seus acenos. (Lya Luft)

Cuidemos do nosso coração, porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói. (Papa Francisco)

Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável. (Nelson Mandela)

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. (Provérbios, 17-22)

Cuide bem de seu coração
Não importa se você tem estilo, reputação ou dinheiro. Se não tiver 
um bom coração, você não vai valer nada. (Clarice Lispector)

Abraços e muita paz!


Saúde dos sentimentos do coração ou da alma Saúde dos sentimentos do coração ou da alma Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 25, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Nossa moral é conquistada através de esforços diários, que vão ao longo de nossas existências ,fixando em nossa mente, nosso coração.Cada oportunidade da Vida, vamos aprimorando nossos sentimentos que são frutos de esforços individuais. Os companheiros de jornada nos ajudam muito, mas as mudanças depende de nossas ações. Muita Harmonia para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Certamente, minha querida amiga, a saúde dos nossos sentimentos depende muito do esforço individual, a cada ação vamos aprendendo a lapidá-los... Também podemos contar com a ajuda dos que nos seguem, os bons amigos são de grande valia neste crescimento sentimental.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário e com o seu carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado final de semana!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
  2. Olá Luis Eduardo Pirollo,
    É necessário para a saúde física que mantenhamos limpos os nossos ambientes, nossos bens materiais e nossos corpos. Onde há sujeira não tarda a chegarem pragas, bactérias, fungos e doenças. Da mesma maneira acontece com nossa mente. As pragas psicológicas são o pessimismo, a preguiça, o comodismo, os maus pensamentos tanto com os outros quanto conosco. Não tardam a chegar as? Bactérias e fungos? Que, aos poucos, geram depressão, ansiedade, e síndromes das mais variadas, como pânico, estresse pós-traumático e por aí vai. Mais adiante, o corpo acaba se entregando a esse estado generalizado de emoções negativas, já que geram a liberação de substâncias internas danosas à saúde física.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro amigo Alfeu R Gomes!!!
      Verdade, meu amigo, a única maneira de manter a saúde dos sentimentos e expulsando os vícios que nos fazem mal, pois até o mel que é bem doce azeda se colocado em um recipiente impuro. Temos que limpar os coração dos maus sentimentos para que possa entrar e permanecer o que é bom.
      Obrigado, meu caro amigo, fico muito feliz com sua presença, com seu rico comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um ótimo e abençoado feriado!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir