Ricos benefícios do vinagre de maçã

Benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã funciona como um desintoxicador do corpo humano. É uma excelente fonte de vitaminas e minerais, proporciona inúmeros benefícios a saúde do ser humano, principalmente devido a sua ação fortalecedora do sistema imunológico.

A maçã é uma das principais frutas que integram o grupo de superalimentos. Que ela faz bem para a saúde e para o corpo não é nenhum segredo, mas alguns benefícios ainda são menos conhecidos. Além de saborosa, a maça ajuda a prevenir e combater doenças.

Benefícios do vinagre de maçã 

As substâncias antioxidantes presentes na fruta (casca e polpa), flavonoides e polifenóis são capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres; com isso retardam o envelhecimento e protegem o organismo de uma série de doenças, inclusive o câncer.

O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.

Por auxiliar no equilíbrio alcalino-ácido do sistema fluído do organismo, leva a um processo de desintoxicação. Embora o gosto seja ácido, o resultado no corpo após a digestão é alcalino, possibilitando um equilíbrio no ph do sangue. Quando seu ph está ligeiramente alcalino, torna-se mais fácil a eliminação de substâncias que levam ao estresse metabólico. “O ácido málico presente no vinagre é o que confere a ele suas propriedades terapêuticas. Sua ação benéfica se dá, em parte, porque ele participa do chamado ciclo de Krebs, um conjunto de reações responsáveis pela produção de energia no interior das células”, explica a nutricionista Ana Maria Desideri (SP). 

Os efeitos práticos e benéficos do vinagre de maçã:


ANEMIA
Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades.
Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos.
O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.

ARTRITE
Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática.
Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã num copo com água.
Beba a mistura pela manhã e à noite.
Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.

ASMA
Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã.
Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.

CABELOS
Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre.
Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos.

CÃIBRAS
Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas.
Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água.
Beba essa mistura uma vez ao dia.

CALOS
Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre.
Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.

CASPA
Após lavar a cabeça normalmente, enxague os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna.
Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.

CATARATA
O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino.
Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura.
Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença.
Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.

COCEIRA NA PELE
Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.

COCEIRA NOS OLHOS
Pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã.
O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.

COLESTEROL
O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo aglutinando-se ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol.
Eliminando o alto nível de colesterol, reduz-se os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.

CRAVOS E ESPINHAS
À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã.
A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas.
Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto.
Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos.
Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

DIGESTÃO DIFÍCIL
O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo.
Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo.
Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.

DOR DE GARGANTA
Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas.
Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.

DOR DE CABEÇA
Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador.
Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.

DOR NO ESTÔMAGO
Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.
Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.

ESQUECIMENTO
Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de uma mente viva por muito mais tempo.

FLATULÊNCIA (GASES)
Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre.
Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.

FERIMENTOS
Desde os tempos bíblicos o vinagre era utilizado para tratar os ferimentos infecciosos.
Durante a guerra civil, nos Estados unidos, ele foi regularmente usado, pois como agente bactericida e antibiótico, contribuía para desinfeccionar os ferimentos, evitando infecções mais graves e livrando da morte vários soldados...
Portanto, em ferimentos infecciosos, com pus, vale a pena aplicar o vinagre de maçã.

HEMORRAGIA
O vinagre de maçã também tem o poder de restabelecer o fluxo sanguíneo.
Portanto, em caso de menstruação excessiva ou quaisquer outros tipos de hemorragia, beba 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água, de duas a três vezes ao dia.
O vinagre de maçã além de restabelecer o fluxo normal, contribui para a formação de glóbulos vermelhos.

HIPERTENSÃO ARTERIAL (Pressão Alta)
Para tratá-la é indicado o uso do potássio.
O vinagre de maçã, assim como a banana e a beringela, é rico em potássio, devendo, portanto, ser utilizado no combate à doença.
Para combater esta doença deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.

INTOXICAÇÕES
Por ser um excelente anti-séptico, os nutricionistas e médicos em geral sugerem que se empregue regularmente o vinagre na alimentação, evitando assim os riscos de intoxicações alimentares e infecções causadas por bactérias ou parasitas que tenham se fixado nos alimentos.
Para evitá-los, recomenda-se que as frutas, legumes e verduras, em especial as que serão ingeridas cruas, que fiquem de molho em água e vinagre por 15 minutos.
A mistura deve conter 1 parte de vinagre para 6 partes de água.

MAL DE ALZHEIMER
Caracterizada como doença pré-senil é a pior das doenças mentais associadas à velhice.
É causada pela carência de cálcio e de substâncias como a tiamina e a niacina aliadas à carência de B-12.
Um tratamento à base de vitamina B-12 e vinagre revelaram-se benéficos, em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes.

MAL ESTAR
Coloque sobre o seu estômago um pano embebido em vinagre de maçã morno, quando o pano esfriar troque-o novamente por um outro morno.
Isto alivia o mal estar e ainda afasta as náuseas e vômitos.

MANCHAS SENIS
As manchas que aparecem pelo como, comum na velhice, podem desaparecer com um tratamento à base de cebola e vinagre de maçã.
Para isso, misture 1 colher (café) de suco de cebola e 2 colheres (café) de vinagre de maçã e, com um chumaço de algodão ou um pedaço de pano, passe a mistura sobre as manchas.
Faça o tratamento diariamente e, em algumas semanas, as manchas desaparecerão.

MELHORA O METABOLISMO
Porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que, por ventura, tenham driblado as células de defesa.
Sendo assim você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe, enfim, os benefícios provocam uma melhora geral no organismo.

MÚSCULOS CANSADOS
Não há nada melhor para acalmar os músculos fatigados ou distendidos que envolvê-los em tecido embebido em vinagre de maçã.
Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.

OBESIDADE E EMAGRECIMENTO 
O componente principal do vinagre de maçã é o ácido acético ou o AcOH e ele é o principal responsável pela eficácia no emagrecimento. Quando consumido antes ou durante as refeições, ele faz a glicose ser liberada lentamente no sangue. Com isso, uma menor quantidade do hormônio insulina será liberado na corrente sanguínea. A insulina é um hormônio que ajuda a armazenar gordura. Outra pesquisa demonstrou que o ácido acético inibe a expressão dos genes que promovem o armazenamento de gordura, fazendo com que ela seja transformada em energia e gasta pelo organismo. Outros benefícios mostrados após o consumo do vinagre foi redução nos níveis de colesterol e na pressão sanguínea.

Um dos estudos mais relevantes foi publicado no Jornal de Biotecnologia, Biociência e Bioquímica, que mostrou a correlação do consumo do vinagre de maçã com a perda de peso e gordura. No estudo com 175 participantes obesos foram divididos em dois grupos. Apenas um dos grupos, tomou por 12 semanas, 500 ml de uma bebida contendo 15 ml de vinagre.

Os pesquisadores concluíram que o peso corporal, o IMC, a área de gordura visceral, circunferência da cintura e os níveis de triglicéridos no sangue eram muito mais baixos nos grupos que beberam a bebida contendo vinagre, em comparação com aqueles que não o fizeram.

Além disso, os participantes obesos que tinham um IMC entre 25 e 30, perderam entre 2 a 5 quilos em um período de 12 semanas, consumindo o vinagre e sem estarem em uma dieta rigorosa. Embora o estudo ainda não seja conclusivo, os pesquisadores acreditam que o vinagre é eficaz em reduzir os níveis de obesidade.
Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com um colher (sobremesa) de vinagre de maçã.
Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.

ODORES NAS AXILAS
Para livrar-se do cheiro desagradável, passe um tecido embebido em vinagre de maçã nas axilas.
Use como se fosse um desodorante, após o banho, e em pouco tempo estará livre dos odores.

OSTEOPOROSE
Doença caracterizada por perda óssea, a osteoporose, torna os ossos porosos e frágeis fazendo com que se fraturem com facilidade.
A enfermidade é grave levando o paciente a sofrer com dor, deformidade e outras moléstias decorrentes da doença.
Também é uma doença causada pela carência vitamínica, nasce principalmente da aversão à lactose e de seus derivados ricos em cálcio.
Para prevenir esta doença deve-se ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, além de muita verdura e doses maciças de vinagre de maçã, devido ao seu teor significativo de cálcio.

PERDA DE MEMÓRIA
Causada, em grande parte, pelo mau hábito alimentar; em especial pela ingestão de álcool, a perda da de memória é mais comum, em pessoas de longa idade.
As carências nutricionais são o grande problema dos idosos que têm suas taxas de vitaminas e minerais abaixo do normal, contribuindo para a perda das capacidades mentais.
Somente o vinagre de maçã proporciona a essas pessoas o equilíbrio orgânico entre aminoácidos, vitaminas e minerais, essenciais ao cérebro e ao corpo revertendo o quadro da doença.

PÉS CANSADOS
Basta caminhar por 5 minutos numa banheira com água e meio copo de vinagre de maçã.
A água deve encher a banheira até a altura dos tornozelos.
Caminhe 5 minutos antes de deitar e 5 minutos ao levantar-se.

PICADAS DE INSETOS
Deve-se aplicar, imediatamente, o vinagre de maçã sobre as picadas.
Elas serão aliviadas e desinfectadas.

PÉ-DE-ATLETA
Se você tem pé-de-atleta ou se sofre com coceira e descamação dos pés, então deixe suas meias de molho, por meia hora, em água com vinagre, na proporção de um volume de vinagre para 5 de água.

PROBLEMAS DE OUVIDO
Método antigo utilizado por nossas avós para impedir infecções nos ouvidos, agora é recomendado por autoridades médicas.
A Academia Americana de Otorrinolaringologia sugere que se empregue uma mistura de vinagre com álcool para impedir o desenvolvimento daquilo que chamamos de ouvido de nadador.
Um volume de vinagre misturado a igual volume de água fervida serve para enxaguar os ouvidos durante o banho, prevenindo-os de futuras infecções e coceiras.

PROBLEMAS DE PELE
Proteger a pele - acredita-se que o vinagre de maçã misturado ao azeite de oliva a 50%, protege contra os danos que os raios solares provocam na pele.
Além disso é capaz de evitar a insolação e as rachaduras na pele.

PROBLEMAS URINÁRIOS
Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.

QUEIMADURAS ALCALINAS
No passado queimaduras alcalinas leves eram tratadas com vinagre de maçã aspergido sobre o local afetado.
Até os dias de hoje, o vinagre tem sido de grande utilidade para neutralizar as queimaduras alcalinas.

QUEIMADURAS DE MEDUSA
Não se deve ignorar as queimaduras de medusa.
Na Austrália um jornal médico recomenda que se jogue imediatamente vinagre sobre a queimadura, considerando isto como etapa essencial de primeiros socorros no tratamento das vítimas de medusas.
Em Massachusetts, um Colégio de Farmácia e Ciências médicas aprovou e ratificou o método, abordando que se não houver cuidados imediatos, o veneno da medusa no organismo pode provocar náuseas, dores de cabeça, calafrios, colapso do sistema cardiovascular e até morte.
Somente o vinagre pode neutralizar o veneno sendo aplicado no local imediatamente.

RETARDA O ENVELHECIMENTO
Acredite que o uso prolongado e diário do vinagre, por representar uma melhora geral no metabolismo, pode prevenir contra o envelhecimento precoce, causado por diversos fatores, dentre os quais, correspondentes ao organismo debilitado.

REUMATISMO
O reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio.
O vinagre de maçã por conter potássio pode aliviar as dores do reumatismo, se for ingerido diariamente.

SOLUÇOS
Beba lentamente um copo de água morna contendo uma colher de café de vinagre de maçã.

TOSSE NOTURNA
Umedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã.

TUMORES
Os tumores e feridas purulentas da pele podem melhorar se for aplicada uma bandagem embebida em vinagre de maçã.

ÚLCERAS
Estudos publicados num jornal de Farmacologia Japonesa indicam que o vinagre pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico.
Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool.

VARICOCELE
O vinagre é indicado para tratar quaisquer tipos de veias varicosas (varizes).
Na Escócia é antigo o costume de tratar varizes com vinagre de maçã.
O vinagre deve ser aplicado, pela manhã e à noite, por toda a extensão das veias varicosas pelo período de um mês.
Não esquecendo de ajudar o tratamento externo, ingerindo diariamente de 2 a 3 copos com água contendo cada um 2 colheres (chá) de vinagre de maça.
Esse tratamento é útil para tratar a doença que, em determinados casos, necessita de uma intervenção cirúrgica.

VARIZES
Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes, um pano umedecido com o vinagre de maçã.
Mantenha as pernas erguidas com a compressa, por pelo menos 1 hora.
Faça isso pela manhã e à noite e ao final de 6 semanas sentirá um alivio impressionante.

DIABETES
As últimas pesquisas sobre o Vinagre e a Diabetes.
Surpreendentemente, há pouca pesquisa sobre o uso do Vinagre com propósitos terapêuticos, ou de saúde, considerando o grande alarde que se têm feito sobre o assunto nos últimos anos. Entretanto, a falta de estudos científicos é coisa comum quando se trata de um produto natural, da chamada linha das terapias alternativas, sem registro patenteado por nenhuma grande corporação.

Talvez a maior e mais promissora pesquisa, tenha sido aquela feita para estudar os benefícios do Vinagre de Maçã no combate ao Diabetes do tipo 2. Depois disso, vários estudos têm afirmado que o Vinagre pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Um estudo citado no Jornal American Diabetes Foundation’s publication Diabetes Care, afirmava que o consumo de Vinagre antes das refeições aumentou de forma significativa a sensibilidade à insulina, e reduziu de forma dramática a mesma substância(insulina) e os picos de Glicose que ocorrem após as refeições. O estudo envolveu 29 pessoas, divididas em 3 grupos:
1/3 tinha sido diagnosticado com Diabetes tipo 2 (Mellitus)
1/3 apresentava sintomas de pré-diabetes
1/3 era absolutamente saudável

Os resultados foram bastante significativos:
Todos os 3 grupos tiveram uma melhora nos níveis de glicose no sangue ao tomar o vinagre, muito superior ao grupo tratado apenas com amostras Placebo.
As pessoas com sintomas pré-diabéticos se beneficiaram muito com o vinagre, e suas taxas de glicose no sangue foram reduzidas pela metade.
Pessoas com diabetes melhoraram seus níveis de glicose em cerca de 25%, após o uso do vinagre.

Pessoas com sintomas de pré-diabetes, tiveram seus níveis de glicose mais reduzidos do que entre os participantes saudáveis, após os dois grupos tomarem o vinagre.

Um estudo de acompanhamento feito durante algum tempo após a realização do teste, apresentou ainda um inesperado, mas agradável efeito colateral: uma moderada perda de peso. Nesse estudo, os participantes que tomaram 2 colheres de sopa de vinagre antes das duas principais refeições do dia, perderam em média 1 quilo, após 4 semanas, e alguns chegaram a perder até 2 quilos, tudo isso sem alterar de modo significativo sua dieta alimentar regular. (Fonte : Internet e pesquisas)


Abraços e muita paz!

Ricos benefícios do vinagre de maçã Ricos benefícios do vinagre de maçã Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 28, 2014 Rating: 5
111 comentários:
  1. Luis!!!!!

    Já gosto de vinagre, então a solução em linhas gerais e tomar diariamente com um pouco de agua.


    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Sissym!!!
      Minha querida amiga, também adoro vinagre, principalmente o de maçã, faço uso diariamente, a pectina e o ácido málico são muito benéficos para o corpo humano.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu apoio, com seu comentário e principalmente com seu carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha uma linda e feliz semana!!!
      Beijos e muita paz!!!

      Excluir
  2. Gaby Taveira · Campinas
    Bom dia querido amigo Luis
    Espantosos os benefícios do vinagre, se realmente forem os que aqui são referidos.
    Vou guardar este artigo nos meus favoritos pois vai ser-me muito útil
    Tenha um dia muito feliz e abençoado
    Beijinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida amiga Gaby Taveira!!!
      Sim, minha querida amiga, são espantosos os benefícios deste vinagre para o nosso organismo, ele funciona com um desintoxicador do estresse metabólico do corpo humano, os efeitos da pectina e do ácido málico são muito benéficos para o nosso organismo.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu apoio, com seu comentário e principalmente com o seu carinho, valeu!!!
      Tenha também um dia muito feliz e abençoado!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Excluir
  3. Então, como diz a minha mãe: um santo remédio! rsrs
    Gostei de saber.
    Lu, um beijo e muita paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Beth!!!
      Sim, minha querida amiga, como diz a mamãe, um santo remédio e ainda é natural. rsrsrsrs... Já faço uso dele faz algum tempo, gosto deste vinagre de maçã, é mais suave e também mais saboroso, se ainda é benéfico.
      Obrigado minha querida amiga, que bom que gostou, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário e com o seu carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha uma noite maravilhosa e feliz!!!
      Um grande beijo pra você também, minha querida amiga!!!

      Excluir
  4. Olá Luís Eduardo,
    Desfrutar de uma salada com vinagre de sidra de maçã deve ser sempre bom e deve ser um produto agradável ao paladar, também apresenta grandes propriedades que beneficiam a saúde. Depois dessas dicas valiosas e riquíssimas vou incluir no meu cardápio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro amigo Alfeu!!!
      Sim, meu caro amigo, aqui é juntar o útil ao agradável, já faço uso deste vinagre faz um bom tempo, ele é mais suave, menos ácido e mais saboroso que os demais e agora com o conhecimento de todos esses benefícios ficou melhor ainda, acho que vale a pena incluir no cardápio.
      Obrigado meu caro amigo, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário e com seu carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha uma excelente noite e um dia maravilhoso e abençoado!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir
  5. Oi meu querido amigo Luis!
    Estou absolutamente impressionada com as maravilhas que o vinagre de maçã proporciona!
    Aliás, é um santo remédio, um verdadeiro milagre!
    Sabe, antigamente meu avozinho fabricava de forma caseira vinagre de banana...
    Com certeza ele não sabia sobre o vinagre de maçã, pois caso contrario, teria optado por ele. Talvez seja por causa da matéria prima, que é a maçã e na fazendinha dele não florescia!
    Ele mesmo teria se curado de várias enfermidades!!
    Encantadíssima com esta matéria, um verdadeiro primor!

    Um abraço bem fresquinho para você amigo, porque se eu enviar um caloroso abraço, vai parecer que estaremos literalmente no deserto de Saara, de tão quente e calor que está...rsrsrs
    Um grande abraço e uma semana maravilhosa! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Que bom que gostou da postagem e das maravilhas que o vinagre de maçã nos proporciona. Sim, um santo remédio e ainda é natural... o único efeito colateral é que se perde uns quilinhos... rsrsrsrsrs... isso é ótimo. Já faz algum tempo que faço uso deste vinagre, é ótimo, além de mais suave e mais saboroso.
      Seu avozinho estava certo, usava o que dispunha em sua fazendinha, a maçã não floresce por aqui.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu lindo comentário, com o seu apoio e principalmente com o seu carinho de sempre, valeu!!!
      Rsrsrsrsrsrs... Minha querida amiga, acho que com esse calorão fervente fica melhor o abraço bem fresquinho... rsrsrsrs... Um para você também! :))))
      Tenha uma linda noite e uma semana maravilhosa e abençoado!!! :))))
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
  6. Ricarme De Fatima Alexandre · Completo
    ME IMPRESSIONEI COM AS PROPRIEDADES DO VINNNAGRE DE MAÇÃ QUANTAS MARAVILHAS QUE ESTÃO AO NOSSSO ALCANCE E TÃO FACIL PARA BOM ESTAR DE NOSSA VIDA DEUS ABENÇÕE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Ricarme de Fatima!!!
      Sim, são inúmeras propriedades e muitos benefícios para o nosso organismo.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário e com eu carinho, valeu!!!
      Obrigado, que Deus também te abençoe muito!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  7. Rosangela Godoy · Quem mais comentou · Trabalha na empresa E.E. José Barbosa Rodrigues
    E vamos ao vinagre de maçã!
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · Ontem às 00:54

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Rosangela Godoy!!!
      E vamos lá, já faço uso há um bom tempo, é muito bom para a saúde, uma ótima ajuda para uma porção de enfermidades.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença, com seu apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha uma semana maravilhosa, feliz e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  8. Nelson Violin · Faculdade Impacta
    eu gostei de ler sobre o vinagr de maçã vou provar
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · há 5 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro Nelson Violin!!!
      O vinagre de maçã é realmente muito benéfico para a saúde.
      Obrigado, caro amigo, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  9. Jamil Mustafa · BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
    Recebi orientação sobre o vinagre da mação, e referente a fruta, agora que estou sabendo pelo Rico benefício, graças a Internet estou agradecido.
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · há 3 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro amigo Jamil Mustafa!!!
      Obrigado, meu caro amigo, fico feliz que a postagem sobre o vinagre de maçã tenha lhe ajudado, já faço uso há um bom tempo, é ótimo para a saúde.
      Também fico muito agradecido com sua presença, com seu comentário e com seu apoio, valeu!!!
      Tenha um ótimo e abençoado dia!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  10. Me espantei quando vi o tanto de beneficios que o vinagre de maça traz. .. parabens pelo blog.. me agradou muito ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Gleiicy Silva!!!
      Sim, querida amiga, são muitos os benefícios do vinagre de maçã, já faço uso ha um bom tempo, é ótimo.
      Obrigado, que bom que gostou do blog, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário e com o carinho, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e feliz final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!! ;)

      Excluir
  11. Paula Ariel · Inst. Est. Educ Olivia Lahm Hirt
    quero receber novidades sempre
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 11 de novembro às 20:18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida amiga Paula Ariel!!!
      Sempre temos novidades neste assunto. Inscreva-se no Blog Doando Vida, tem o local lá no menu, assim vai sempre receber, por e-mail, as novidades e as mensagens postadas.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua participação, comentário, apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  12. Rita Cássia · Trabalha na empresa Hospital Madre Teresa
    qual o vinagre certo? o normal de supermercados?
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 18 de novembro às 17:07

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Rita Cássia!!!
      Sim, é o vinagre que encontramos nos supermercados, mas tem que ser o de maçã.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua participação, com seu apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha uma noite maravilhosa, feliz e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  13. Berta Sousa
    kuanto deve ter de acides,
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · há 8 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Berta Souza!!!
      Minha amiga, o correto seria o vinagre de maçã com extração a frio, mas é difícil encontrá-lo. Pode ser o vinagre de maçã encontrado no mercado (uso o castelo), o importante é a enzima pectina.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença, comentário, apoio e carinho, valeu!!!
      Seja sempre muito bem-venda por aqui!!!
      Tenha um excelente e abençoado domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  14. Jú Jucelia · Seguindo
    Olá Luis Eduardo, já havia feito várias pesquisas sobre o "vinagre de maça" mas não sabia de tantas propriedades que ele possui e benefícios para a saúde...vou passar par meu irmão que é diabético,. nossa e começarei hoje o consumo diário com equilíbrio...
    Muito obrigada pela sua colaboração..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Jú Jucelia!!!
      Sim, minha querida amiga, ele tem várias propriedades e traz muitos benefícios para a nossa saúde. Faço uso deste vinagre há muito tempo, recomendo. Seja sempre muito bem-vinda por aqui.
      Eu é que agradeço querida amiga, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Um domingo maravilhoso e abençoado para você e família!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  15. Gina Santiago · Manicuri & pedicuri na empresa Autonoma
    vou fazer td direitinho,
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 4 de dezembro às 22:39

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Gina Santiago!!!
      Vá em frente, querida amiga, ele é ótimo para nossa saúde.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho!!!
      Seja sempre muito bem vinda neste nosso espaço!!!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  16. Gina Santiago · Manicuri & pedicuri na empresa Autonoma
    Eu q lhe agradeço pela dica.Meu marido tb está tomando para emagrecer um pouco , estou espalhando essa receita para tdos meus amigos.Fica com Deus abraço.
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · Ontem às 22:28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida amiga Gina Santiago!!!
      Valeu querida amiga, fico feliz com o retorno. Eu emagreci alguns quilos somente com o uso do vinagre de maçã, é ótimo.
      Abraços e fique também com Deus!!!

      Excluir
  17. Adelino Simoes
    Caro Luis estou a tomar a cerca de um mes pois tenhos alguns problemas com meu estomago com refluxo digestoes dificeis e por vezes nem sempre enfartamento sem duvida que me sinto melhor sera que se procurar um nutricionista ele seguira a mesma linha de raciocinio? claro eu sei que estas situacoes nao se tratam de a noite para o dia e eu ja tenho 60 aninhos eu tive um ataque cardiaco e estou medicado possivelmente serao esses mesmos medicamentos que me deram conta do meu querido estomago mas quase sempre e assim faz bem a uma coisa mas faz mal a outra ainda nao disse mas vivo no Reino Unido tenha uma semana abencoada e fique com DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Adelino Simões!!!
      Caro amigo, esses medicamentos naturais demoram um certo tempo para fazer o efeito desejado, já tomo o vinagre a muito tempo, sarei completamente de uma gastrite e até perdi uns bons quilos. Acredito que não vai afetar em nenhum outro medicamento que consuma, isto é, ele não tem nenhuma contra indicação neste seu caso. Aqui em casa, todos fazem uso do vinagre.
      Estimo melhoras com o uso deste produto natural.
      Obrigado, caro amigo, fico muito feliz com sua presença, comentário, apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha uma ótima noite e fique também na proteção Divina!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  18. Adelino Simoes
    Luis Eduardo Pirollo Desculpe so mais uma coisinha eu estou a tomar uma colher de cha demanha em jejum que porcao e que o amigo tomava para tratar a gastrite fique com DEUS e muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelino Simoes Olá, caro amigo Adelino, fiz uso de uma colher de sopa de vinagre em um copo de água, antes das principais refeições.
      Obrigado pelo retorno,caro amigo!!!
      Fique também na proteção de Deus!!!
      Tenha uma ótima e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  19. Iolanda Souza · Porto Alegre, Rio Grande do Sul
    Olá, Eu estou com um problema, tenho 54 anos, faço tratamento para mioma, já tive hemorragia e fiquei 1 ano sem menstruar , em novembro fiz novos exames e foi constatado que tudo continuava igual, só que neste mes ( dezembro ) recomeçou o sangramento não é hemorragia , meu médico está viajando, então repeti o remedio que ele tinha me passado, por 3x a receita, mas não pára , comecei a tomar o vinagre de maçã, 1colher de sopa 3 x ao dia, as vezes pára, mas depois recomeça, será que devo parar de tomar o vinagre?
    Obs:
    Ainda estou tomando o remedio também.
    Obrigada, E um Feliz Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Iolanda Souza!!!
      Minha querida amiga, o vinagre de maçã não tem contra indicações é um remédio natural, certamente lhe fará muito bem. É um medicamento natural, precisa ser usado por um bom tempo paa que produza efeito.
      Obrigado, tenha um Feliz e abençoado 2015!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  20. Clarisse Bock · Escola Monsenhor Leopoldo Hoff
    Olá! Li em uma reportagem que o vinagre de maça ajuda a desmanchar calculo renal.É verdade? Tenho vários grandes e procuro desesperadamente alguma ajuda.
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 9 de janeiro às 15:03

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Clarisse!!!
      O primeiro passo no tratamento de cólicas e cálculos renais deve ser o aumento da ingestão de líquidos. Para diluir e expulsar as pedras dos rins deve beber muito líquido. Prefira sempre água em detrimento de outras bebidas. Uma forma de saber se está a beber a quantidade de água suficiente é controlar a cor da urina. A cor deve ser o mais transparente possível, quase incolor.
      O vinagre de maça pode ser uma boa adição no tratamento de cálculos renais porque aumenta o metabolismo, diminui a retenção de água.
      Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em oxalatos como o amaranto, salsa, carambola, feijão, uvas, nozes castanhas, cacau, chocolate, Beterraba, espinafre e acelga. Evite também os alimentos que aumentam o ácido úrico como: carnes vermelhas, cerveja, refrigerantes e achocolatados em pó.
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  21. Joao Trajano Silva · Trabalha na empresa Set Fotografias
    eu vou tomar sim obrigado:
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 13 de janeiro às 01:30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, caro amigo João Trajano, grande abraço e muita paz!!!

      Excluir
  22. Sergio Sass · Nova Andradina, Brazil
    Olá Luis, meu pai vem tomando o vinagre de maça faz algum tempo e estou interessa em começar. Porém, ao invés de diluir em água ele costuma tomar uma colher de sopa pura toda manhã. Poderia me dizer se tem alguma diferença tomar puro ou diluir em água? Mais uma pergunta, a dose para adultos e crianças tem diferença? Tenho um filho (10 anos) que não pode ter infecções urinárias em virtude de um problema renal, que dosagem recomendaria a ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga!!!
      Não, não tem nenhuma diferença, o efeito é o mesmo, ele é diluído em água porque algumas pessoas não suportam o sabor azedo do vinagre.
      Para crianças até 12 anos a dosagem deve ser de 50%, a metade da dosagem do adulto, uma pequena dose de vinagre de maçã já mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença, apoio e cainho, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  23. Fernanda Oliver · Seguir · Enfermig
    Olá, Luis! Pode ser esse de maça, encontrados no supermercado ou tem que ser esse de farmácia? Obg.
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 30 de março às 09:04

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Fernanda Oliver!!!
      Sim, querida amiga, é o vinagre de maçã encontrato nos supermercados, dê preferencia para um de boa qualidade, tipo o castelo.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Feliz Páscoa!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
    2. Olá, querida amiga Fernanda Oliver!!!
      Sim, querida amiga, é o vinagre de maçã encontrato nos supermercados, dê preferencia para um de boa qualidade, tipo o castelo.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Feliz Páscoa!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  24. Sebastião Sarcinelli · CEFET-RJ
    Bom dia amigo LUIS! Eu estava com varios problemas sintomáticos deixando me preocupado. Gazes no peito, presão alta, cansaço, etc. Apos 3 semanas de uso do vinagre com água e mel estou bem melhor . mas minha esposa começou a tomar e com 2 dias quer parar por causa dos rins, tem alguma pocibilidade de ser o vinagre causador de dores nos rins?todos s vinagres de maçá são indicado? ou ele tem que ser somente os naturais.ou um especifico?abraço que DEUS seja com vc e sua familia, protegendo e quadando-os sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastião Sarcinelli Boa noite, caro amigo Sebastião Sarcinelli!!!
      Caro amigo, já faço uso deste vinagre há um bom tempo, é ótimo para nossa saúde.
      O vinagre de mação também é indicado para o tratamento urinário e dos rins, pois regula a acidez.
      PROBLEMAS URINÁRIOS
      Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.
      É o vinagre de maçã comum, encontrado nos supermercados, dê preferencia para um de boa qualidade.
      Obrigado, que Deus também esteja sempre com você e família. Fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Feliz Páscoa para você e família!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
    2. Luis Eduardo Pirollo · Quem mais comentou · Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha - UNIVEM
      Sebastião Sarcinelli Obrigado caro amigo Sebastião. Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  25. Alcione Mota Silveira · Colégio de Aplicação UFPE
    Dicas bem importantes! Valeu!
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 25 de fevereiro às 08:45

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Alcione Mota!!!
      Obrigado, querida amiga, que bom que gostou, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Feliz Páscoa!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  26. Oi Luís, eu queria saber pra queda de cabelo usa vinagre de maçã puro ou diluído em água no couro cabeludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Davina Porte!!!
      É diluído em água, uma colher de sopa para meio copo de água, depois de lavar a cabeça, esfregue no couro cabeludo.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abaços e muita paz!!!

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davina Porte, bom dia!!!
      É diluído em água, uma colher de sopa para meio copo de água, depois de lavar a cabeça, esfregue no couro cabeludo.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abaços e muita paz!!!

      Excluir
  28. Oi Luís eu queria saber pra queda de cabelo usa vinagre de maçã puro ou diluído em água no couro cabeludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davina Porte, bom dia!!!
      É diluído em água, uma colher de sopa para meio copo de água, depois de lavar a cabeça, esfregue no couro cabeludo.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abaços e muita paz!!!

      Excluir
  29. Oi Luís eu queria saber pra queda de cabelo usa vinagre de maçã puro ou diluído em água no couro cabeludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Davina Porte!!!
      É diluído em água, uma colher de sopa para meio copo de água, depois de lavar a cabeça, esfregue no couro cabeludo.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abaços e muita paz!!!

      Excluir
  30. Maria Gramoza · Professora na empresa Aposentado
    OLÁ LUIS! SOU DIÁBETICA USO VINAGRE DE MAÇÃ HA MAIS DE UM ANO, EMAGRECI 14K ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM.GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR POR TODA VIDA? OBG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Gramoza!!!
      Sim, pode ser usado por toda vida, só tráz benefícios para o organismo.
      Obrigado, fico muito feliz com sua participação!!!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!

      Excluir
  31. Virgílio Souto · Escola Comercial Vicente Ferreira - Luanda
    Se assim o posso tratar uma vez q da nossa saude ajuda a cuidarvou dizer:
    Olá Luis muito prazer. Gostei muito dos seus conselhos dados a várias pessoas.
    Gostaria de lhe pôr uma questão:
    Em média quanto tempo leva o Vinagre de Sidra a produzir efeitos?
    Isto é ao medir os meus diabetes, Quanto tempo depois +- posso ver reduzidos os valores?
    Muito grato e bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro amigo Virgílio Souto!!!
      Muito prazer, caro Virgílio.
      Este tempo varia muito de pessoa para pessoa, depende da resposta do organismo de cada um, mas é um tratamento longo, não existe resultados imediatos, em algumas pessoas os resultados começam a aparecer com 90 dias, em outras com 180 dias. Boa sorte.
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação.
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  32. Rangel Mmn · Seguir · Executivo Duplo Diamante na empresa BBOM · 3.808 seguidores
    eu utilizo e realmente os resultados são surpreendentes
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 22 de abril às 10:23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro Rangel Mmn!!!
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Também faço uso, é realmente muito bom!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  33. Maria Ines Silva Vilas Boas · Empresária na empresa Loja da Inês
    o meu colesterol ja ta 377 ja não sei o que fazer mais o dois colesterol ta alto e ja não como nada que podeser prejudicial o outro colesterol que é o ruim ja esta 255 to com medo
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 13 de abril às 20:33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Maria Ines Silva!!!
      A principio, sim. Ele não tem nenhuma contra indicação, mas seria bom consultar o seu médico.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Tenha uma excelente semana!!!

      Excluir
  34. Luiza Augustin · Rio Negrinho
    oi luiz o vinagre organico de maca posso tomar com o meu remedio controlado
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · Editado · 20 de abril às 19:25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Luiza Augustin!!!
      Acredito que sim, pois ele não tem nenhuma contra-indicação, mas seria bom consultar o seu médico, o que receitou o remédio controlado.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  35. Jacinta Soares · Escola Geração Benfica - Matosinhos
    Ola´boa noite . tenho o colesterol alto e tomo 1 comprimido por dia ! a minha pergunta é? como posso usar o vinagre de maçã!!!
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 13 de abril às 17:51

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Jacinta Soares!
      Tome antes das duas principais refeições, um copo de água com uma colher de sopa de vinagre de maçã.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma excelente semana!!!

      Excluir
  36. Maria Ines Silva Vilas Boas · Empresária na empresa Loja da Inês
    nossa adorei acho que as pessoasdevem ler mais e mais
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 13 de abril às 20:29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Maria Ines Silva Vilas Boas!!!
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!
      O vinagre de maçã é excelente para o nosso organismo.
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!

      Excluir
    2. ACHEI MUITO INTERESSANTE .....ME VEZ VOLTAR NA MINHA INFANCIA ONDE OS IDOSOS VALAVAM DO VINAGRE QUASE COMO REMÉDIO ....EU VIA QUE ELAS TOMAVAM DE QUANDO EM QUANDO VINAGRE....FANTASTICO A SABEDORIA ANTIGA....

      Excluir
    3. Boa noite, cara amiga Thelema!!!
      Verdade, os idosos sempre deram muito valor ao vinagre, seu uso como remédio vem sendo alardeado de velhos tempos. Sim, a sabedoria antiga é fantástica.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma excelente e abençoada noite!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  37. Boa noite!meu nome é Jaqueline rabelo Tenho refluxo e gastrite, posso tomar o vinagre de maçã? Ele eh ácido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Jaqueline Rabelo!!!
      Sim, pode tomar... ele tem a função de auxiliar no equilíbrio alcalino-ácido do sistema fluído do organismo, leva a um processo de desintoxicação. Embora o gosto seja ácido, o resultado no corpo após a digestão é alcalino, possibilitando um equilíbrio no ph.
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!
      Tenha um dia excelente e abençoado!!!

      Excluir
  38. Pessoas portadoras de cirrose hepatica podem fazer uso do vinagre de maçã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Izilda Bandeira!!!
      Infelizmente não vou poder lhe responder, não tenho conhecimento sobre o vinagre e a cirrose hepática, melhor consultar o médico que acompanha o tratamento.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  39. Pessoas portadoras de cirrose hepatica podem fazer uso do vinagre de maçã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga Izilda Bandeira!!!
      Infelizmente não vou poder lhe responder, não tenho conhecimento sobre o vinagre e a cirrose hepática, melhor consultar o médico que acompanha o tratamento.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  40. Olá! Gostaria de saber se quem tem azia,pode tomar o vinagre de maçã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Andreia Silva!!!
      Sim, deve tomar o vinagre de maçã, pois ele regula a acidez do estomago... é excelente para azia e má digestão. Para combater a má digestão e a azia beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
  41. Olá! Gostaria de saber se quem tem azia,pode tomar o vinagre de maçã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida Andreia Silva!!!
      Sim, deve tomar o vinagre de maçã, pois ele regula a acidez do estomago... é excelente contra azia e má digestão. Para combater a má digestão e a azia beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  42. Meus Bons e queridos Amigos, dos dois Sexos:
    Depois de analisar todos os conteúdos dos Vossos - Comentários, acerca deste Produto de Ouro, abençoado por - DEUS - só tenho que referir do Fundo do Meu Ser/oração - que tal produto - CRIADO POR DEUS, é uma - DÁDIVA DA SUA SANTA SABEDORIA, HOMNIPOTÊNCIA - INTELIGÊNCIA - AMOR ETERNO - COM TAMANHA BONDADE, DIGNIDADE, SABER, PODER E GLÓRIA ETERNA, - Que de Facto, - NÃO HÁ NADA NEM NINGUÉM COMO - O NOSSO DEUS PAI, EM SEU FILHO - JESUS CRISTO, REI DA GLÓRIA, QUE NOS AMAM, ETERNAMENTE . Deus Todo Poderoso, merece sem cessar, toda a Nossa FÉ, virada para o Seu Santo Trono, com toda a Nossa Dignidade que, de facto, DEUS, DEVE SER A TODO O MOMENTO - LOUVADO - para que que - ELE - NOS - ABENÇOE A TODOS - com a - SUA SANTA PRESENÇA, para que tenhamos - VIDA - EM - abundância, e, dizermos-lhe, diariamente - OBRIGADO SENHOR MEU PAI ETERNO, com VOSSA MÃE - MARIA SANTÍSSIMA E VOSSO DIVINO E MUITO AMADO FILHO - JESUS CRISTO....Beijinhos para todos que fizeram aqui os vossos - Comentários Belos, que gostei muito......agradeço.....Francisco, Servo do Senhor, a residir em Aveiro........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro Xiquito!!!
      Sim, este é um produto criado e abençoado por Deus. Que Ele nos abençoe sempre, amém!!!
      Obrigado, que bom que gostou dos comentários dos amigos e amigas, fico muito feliz com sua presença, comentário e participação, valeu!!!
      Grande abraço do irmão brasileiro e ótima e abençoada semana!!!

      Excluir
  43. Boa noite Luis Eduardo gostei muito dos benefícios do vinagre de maça gostaria de saber se crianças também podem tomar, tenho um filho de 7 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Juliana Neves Palombo!!!
      Que bom que gostou dos benefícios, ele é ótimo para a saúde.
      Não foi observado qualquer efeito prejudicial à saúde até o presente momento, nem mesmo para crianças. Diminua a dose para uma colher de sobremesa.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
    2. Boa Noite,Luis Eduardo vou usar dessa forma sim muito obrigada por sua atenção ótima semana à você também.

      Excluir
    3. Boa noite, Juliana!!!
      Também agradeço pela participação e retorno.
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  44. Olá Luís Eduardo,boa noite!
    Como vai?
    Você sabe me dizer se o vinagre de maca contém álcool??
    Obrigada
    Bom Fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro Akire!!!
      A grande maioria possui uma pequena quantidade de álcool, pois o vinagre é resultado de uma fermentação alcoólica. É uma reação química e o teor de álcool é muito pequeno, quase imperceptível no sabor. Tem vinagre de maçã, de laranjas, mas todos com um pouquinho de álcool.
      Existe no mercado um vinagre sem álcool, 100% livre do álcool, é o vinagre de maçã da Castelo e um da Toscano.
      Espero ter ajudado!
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha também um ótimo final de semana!!!

      Excluir
  45. Olá Luís Eduardo,boa noite!
    Como vai?
    Você sabe me dizer se o vinagre de maca contém álcool??
    Obrigada
    Bom Fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro Akire!!!
      Bom dia!!!
      A grande maioria possui uma pequena quantidade de álcool, pois o vinagre é resultado de uma fermentação alcoólica. É uma reação química e o teor de álcool é muito pequeno, quase imperceptível no sabor. Tem vinagre de maçã, de laranjas, mas todos com um pouquinho de álcool.
      Existe no mercado um vinagre sem álcool, 100% livre do álcool, é o vinagre de maçã da Castelo e um da Toscano.
      Espero ter ajudado!
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha também um ótimo final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  46. Boa noite tenho exofagite e gastrite .Queria saber se posso tomar vinagre de maçã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo!!!
      Sim, pode consumir o vinagre de maçã para os dois problemas. Para a esofagite também pode comer algumas fatias de gengibre cru, é ótimo. Remédio caseiro contra a esofagite consiste em tomar vinagre de maçã dissolvido em água antes de comer, bem como comer maçãs vermelhas. Essa fruta é benéfica para evitar que os ácidos do estômago retornem e gerem inflamação ou irritação no esôfago.
      Também pode tentar comer o gengibre cru para combater a esofagite, já que entre as propriedades do gengibre se encontra o fato de ser altamente recomendável para tratar problemas de estômago, azia, refluxo, etc. Assim, como remédio para esofagite deve mastigar gengibre cru para reduzir os sintomas desta condição.
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  47. Olá!Chamamo-me Meiko Veloso de Tucuruí-PA
    Bom dia.

    Gostaria de saber, quem feridas no estômago em tratamento pode fazer uso do vinagre de maçã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meiko, boa noite!!!
      Meiko, é preciso consultar o seu médico, pois o vinagre de maçã pode interagir com os medicamentos que você esta tomando para a cura das feridas. Ele modifica o ph e aumenta o suco gástrico. É excelente para o tratamento de úlceras, mas pode interferir nos medicamentos que está usando.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Estimo melhoras.
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  48. Bom dia ! Me chamo Elaine sou de São José dos Campos SP .
    Tenho cirurgia bariatrica baypass fiz há 04 anos .
    Há algum problema na ingestão do vinagre.
    Vi alguns comentários sobre fazer mal para o intestino.
    Não há perigo de aderência do intestino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Elaine Cristina!!!
      Não vi nenhum relato que possa fazer mal para quem fez cirurgia bariátrica, mas é importante perguntar a seu médico.
      O vinagre comum costuma queimar o intestino, mas o de maçã não causa este mal, ele não tem nenhuma contra indicação. Comece a usar em pequenas quantidades e vá analisando o surgimento de algum desconforto no intestino.
      Desconheço este perigo de aderência do intestino.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um ótimo e abençoado dia!!!
      Abraço e muita paz!!!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção! !!
      Vou conversar com o médico semana que vem.
      Já uso o vinagre na alimentação e venho usando regularmente há uma semana.
      Muito obrigada mesmo !

      Excluir
    3. Bom dia, Elaine Cristina!!!
      Ótimo, também faço uso na alimentação e bebo regularmente com água.
      Também agradeço por seu retorno e carinho!!!
      Abraço e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  49. Bom dia. Alguém sabe informar se quem tem ferritina alta pode usar o vinagre de maçã? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Tina!!!
      Infelizmente não tenho esta informação para lhe fornecer. Mas você pode consultar o seu médico para saber se o vinagre de maça pode ser consumido por quem tem ferritina alta.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Abraços e muita paz!

      Excluir
  50. Bom dia. Alguém sabe informar se quem tem ferritina alta pode usar o vinagre de maçã? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Tina!!!
      Infelizmente não tenho esta informação para lhe fornecer. Mas você pode consultar o seu médico para saber se o vinagre de maça pode ser consumido por quem tem ferritina alta.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Abraços e muita paz!

      Excluir
  51. Boa noite Me chamo Regina Botelho e tenho uma neta de 12 anos ela é pré diabética e gordinha gostaria de saber se ela pode consumir vinagre de maçã e orientar qual a marca do vinagre,se não vai fazer mal a ela. Espero sua resposta.muito Obrigada.Meu E-mail reginabotelho2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, Regina Batelho!
    O vinagre de maça é produto natural, não tem contra indicação no caso que cita. Veja os estudos para o caso de sua neta:
    DIABETES
    As últimas pesquisas sobre o Vinagre e a Diabetes.
    Surpreendentemente, há pouca pesquisa sobre o uso do Vinagre com propósitos terapêuticos, ou de saúde, considerando o grande alarde que se têm feito sobre o assunto nos últimos anos. Entretanto, a falta de estudos científicos é coisa comum quando se trata de um produto natural, da chamada linha das terapias alternativas, sem registro patenteado por nenhuma grande corporação.

    Talvez a maior e mais promissora pesquisa, tenha sido aquela feita para estudar os benefícios do Vinagre de Maçã no combate ao Diabetes do tipo 2. Depois disso, vários estudos têm afirmado que o Vinagre pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

    Um estudo citado no Jornal American Diabetes Foundation’s publication Diabetes Care, afirmava que o consumo de Vinagre antes das refeições aumentou de forma significativa a sensibilidade à insulina, e reduziu de forma dramática a mesma substância(insulina) e os picos de Glicose que ocorrem após as refeições. O estudo envolveu 29 pessoas, divididas em 3 grupos:
    1/3 tinha sido diagnosticado com Diabetes tipo 2 (Mellitus)
    1/3 apresentava sintomas de pré-diabetes
    1/3 era absolutamente saudável

    Os resultados foram bastante significativos:
    Todos os 3 grupos tiveram uma melhora nos níveis de glicose no sangue ao tomar o vinagre, muito superior ao grupo tratado apenas com amostras Placebo.
    As pessoas com sintomas pré-diabéticos se beneficiaram muito com o vinagre, e suas taxas de glicose no sangue foram reduzidas pela metade.
    Pessoas com diabetes melhoraram seus níveis de glicose em cerca de 25%, após o uso do vinagre.

    Pessoas com sintomas de pré-diabetes, tiveram seus níveis de glicose mais reduzidos do que entre os participantes saudáveis, após os dois grupos tomarem o vinagre.

    Um estudo de acompanhamento feito durante algum tempo após a realização do teste, apresentou ainda um inesperado, mas agradável efeito colateral: uma moderada perda de peso. Nesse estudo, os participantes que tomaram 2 colheres de sopa de vinagre antes das duas principais refeições do dia, perderam em média 1 quilo, após 4 semanas, e alguns chegaram a perder até 2 quilos, tudo isso sem alterar de modo significativo sua dieta alimentar regular.
    Obrigado pela presença e participação!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, será que vinagre de maçã ajuda a baixar a ferritina

    ResponderExcluir