Toda demasia morre do próprio excesso

Toda demasia morre do próprio excesso
Tudo que é em demasia pode ser prejudicial em algum momento da vida, toda demasia pode morrer do próprio excesso. Ainda não conseguimos entender muito bem a complexidade deste mundo em que vivemos. Passamos por momentos em que as cobranças perdem o sentido, parecem inúteis, nos cobramos ou nos cobram constantemente sobre atos e atitudes e por vezes acabamos confusos e sem saber o que fazer.

Todo dia a gente perde um pouquinho da nossa identidade por causa de medos padronizados e cobranças coletivas. Antes de descobrir qual é a nossa turma - seja a turma dos bem-sucedidos, dos descolados, dos espertos - é bom estar agarrado ao que nos define, e isso a gente só vai descobrir se estiver em contato com nossos sentimentos mais primitivos. Não é preciso ir ao Alasca, não é preciso radicalizar, mas manter-se fiel à nossa verdade já é meio caminho andado. (Martha Medeiros)

Todo excesso é prejudicialO mundo em que vivemos é uma máquina complexa, cheia de energias e de mistérios.
Estas energias que nos envolvem criam parâmetros que nos confundem.
Somos cobrados diariamente sobre atos e atitudes.
Com isto, criamos dentro de nós uma cobrança constante, dividida entre o certo e o errado, entre o certo e o duvidoso, entre o que é bom e o que é ruim.
Esta cobrança interna muitas vezes gera um estresse desnecessário.
Para aliviar as suas dores mentais, não seja tão exigente com você.
Deixe que a vida lhe sorria e que lhe dê a energia necessária para construir aquilo que você mais quer: ser feliz.
A cobrança em demasia rouba-nos tempo precioso e desestabiliza nossa harmonia interna.

E eu sinto o peso da cobrança constante de coisas que não dependem de mim, e me culpo, as vezes tudo que mais desejo é fugir dessa bagunça que é ser eu, e ir para bem longe, onde eu não possa me encontrar. (Letícia Piva)

Até mesmo a bondade, se em demasia, morre do próprio excesso.
O cansaço ronca em cima de uma pedra, enquanto a indolência acha duro o melhor travesseiro. (William Shakespeare)

Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las, elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente. (Sigmund Freud)

Palavras e pensamentos inúteis
 Palavras e pensamentos inúteis ou em excesso podem 
prejudicar a harmonia em seu caminho.

Abraços e muita paz!


Toda demasia morre do próprio excesso Toda demasia morre do próprio excesso Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 19, 2013 Rating: 5
2 comentários:
  1. Belas e instigantes palavras Luis!
    Sempre dando lições de vida amigo!
    Obrigada sempre por tanta preocupação conosco!

    Todos os dias somos bombardeados por faça isso, faça aquilo, compre isso agora e já.. etc! Assim corremos o risco de virar robôs e ficar completamente sem ação!
    A manipulação é constante e nem percebemos...
    Somos bombardeados a todo o tempo com coisas que, na maioria das vezes, nada vai acrescentar em nosso crescimento como pessoa!
    E o mais difícil é separar o joio do trigo! Temos que estar atentos para não sobrecarregar nosso sub inconsciente com coisas inúteis e palavras sem valor e que nada acrescentam!!

    Por isso é tão importante ler texto assim, que abrem a nossa mente para coisas belas, harmoniosas!
    Agradeço muito Luis!
    Tenha uma semana maravilhosa, de muita paz!
    Obrigada sempre por seu carinho aqui em Blog e no meu também!
    É um grande cavalheiro que deixa gentileza por onde passa! :)))
    Abraços e carinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida e adorável amiga Adriana Helena!!!
      Pois é minha querida amiga, você nas instruções para a saúde do corpo e eu nas instruções para a saúde da mente e uma não pode subsistir sem a outra, juntas vão se transformar em alegria, bem estar e paz, seria a harmonia plena, mente e corpo.
      Sim, neste mundo somos cobrados e bombardeados constantemente com opiniões e soluções para tudo, mesmo aqueles que não conseguem cuidar de seus próprios problemas acham que sabem tudo e conseguem resolver os problemas de todos, temos que usar de sabedoria para filtrar apenas o que acrescenta e descartar as coisas inúteis.
      Devemos agir sempre com equilíbrio, pois todo excesso é prejudicial, pode sufocar ou virar fanatismo, até mesmo o amor, que é um sublime e maravilhoso sentimento, se em excesso pode sufocar ou se transformar em ódio, portanto temos que estar sempre atentos.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com o seu lindo e sábio comentário e com o seu carinho de sempre, valeu mesmo!!! :)))))
      Tenha também uma linda, feliz e abençoada semana!!!
      Abraços com carinho e muita paz em seu caminho, sempre!!! :)))))

      Excluir