Paz, sentido e propósito da vida

Paz, sentido e propósito da vida
O sentido da vida constitui um questionamento filosófico a cerca do propósito e significado da existência humana. Segundo P. Tiedemann, ela demarca então a "interpretação do relacionamento entre o ser humano e seu mundo".
Há uma quantidade inumerável de possíveis respostas para "o sentido da vida", frequentemente relacionadas a convicções religiosas ou filosóficas. Opiniões sobre o sentido da vida podem por si próprias se distinguir de pessoa para pessoa, bem como também podem variar no decorrer da vida de cada ser humano.
No entanto, de uma forma mais ampla, não existe consenso sobre tal.
O sentido da vida na filosofia antiga consiste principalmente da aquisição da felicidade (eudaimonia). Esta era comumente considerada a característica mais elevada e mais desejada. Neste contexto, as diferenças entre as escolas filosóficas resultam das diferentes concepções sobre a felicidade e como cada qual acreditava que ela pudesse ser atingida. 
Após Platão, a alma imortal humana consistia de três partes: a razão, a coragem e os instintos. Apenas se essas três partes estivessem em equilíbrio e não se contradissessem mutuamente, o ser humano poderia ser feliz.
Procurando sentido para vidaAristóteles não julgava a felicidade como uma condição estática, mas sim uma constante ativa da alma. A felicidade humana perfeita só poderia ser encontrada na contemplação da vida (bios theoretikos), isto é, no filósofo e/ou nopesquisador científico.
O estoicismo derrubou a virtude em posição da felicidade. Só aqueles que vivem em uníssono com a ordem do cosmo, livre de emoções, desejos e paixões e seja indiferentemente perante ao próprio destino, alcançaria o estado final "apatia". Esta insensibilidade perante os acontecimentos da vida, a "paz estóica", significava a verdadeira felicidade.
Por outro lado para Epícuro, o sentido da vida jaz no desejo. Condições prévias de felicidade eram a superação do medo e da dor. Recomendava-se ainda a isolação da vida pública resguardando-se apenas a um pequeno círculo de amigos.
A Idade Média foi finalmente o tempo no qual o Cristianismo dominou na Europa, detendo o monopólio de todo o sentido oferecido àquele tempo. Na Baixa Idade Média, a ênfase do sentido transferiu-se do pessoal ao coletivo, na sucessão pessoal de Cristo e a união mística com Deus que já havia sido procurada. Assim, com a declaração da vida eterna, o significado da vida na visão da Idade Média estava na máxima e eterna comunhão com Deus. 
As diferentes religiões dão diferentes respostas para a questão sobre o sentido da vida. As seções abaixo descrevem sucintamente a visão de cada religião.
Sentido da vida é a pazO Hinduísmo abrange diferentes denominações religiosas, sem um ser criador comum ou escritura sagrada universal. As opiniões filosóficas individuais têm conceitos parcialmente diferentes em relação ao ensino da vida, morte e libertação. Os conceitos relacionados ao sentido da vida são da mesma maneira diferentes. Para muitos, significa uma vida após o tradicional "quatro objetivos da vida", isto é, Artha (poder), Kama (desejo), Dharma (harmonia moral) e finalmente como última meta, o Moksha (a libertação). Para os partidários dos ensinamentos de Advaita-Lehre, Moksha significa elevação a "consciência cósmica" no brâmane. Para os defensores do Dvaita-Lehre, o Bhakti possui um estado central, e a libertação significa comunhão eterna e paz com Deus. 
A religião judaica baseia-se nas tradições religiosas de judeus e escolhidas por Deus. 
O sentido da vida no Judaísmo consiste na observância das leis divinas, na reverência perante a Deus e sua vontade. As leis e ordens divinas estão reunidas na Tanakh, além da Talmud e Midrash.
O Cristianismo fundamenta-se no conjunto de ensinamentos de Jesus de Nazaré. De acordo com a tradição, Ele era o Filho de um carpinteiro judeu. Como o Filho de Deus e Messias, Ele anunciou a vinda do Reino de Deus e salvou as pessoas do pecado original com a sua morte na cruz e a sua ressurreição.
Sentido da VidaO sentido da vida no Cristianismo baseia-se na comunhão com Deus na vida, bem como após a morte. Confissão e o arrependimento são pré-requisitos para tal, assim como a libertação dos pecados através de Jesus Cristo, como é descrito na Bíblia.
Na cultura racional o sentido da vida é se conhecer e saber que é um animal Racional, sofredor e mortal.
A palavra propósito significa Intenção. Intenção é um propósito deliberado de executar alguma coisa. Pensamento secreto e reservado.
Um dia daremos conta da nossa vida para Deus. Estaremos frente a frente com Ele e aí o que diremos a Ele sobre a nossa vida? Lembrando que Deus é o autor da vida. Deus é que tem o domínio sobre a vida, de dá-la ou de tirá-la.
O resultado da nossa vida esta no que recebemos da nossa família e também nas semeaduras que foram feitas durante a caminhada.
Viver com propósito significa viver como servo de Deus, propósito não é aquilo que você decidiu fazer da sua vida e depois só comunicou a Deus, mas é aquilo que Deus decidiu fazer de sua vida e comunicou a você!
É em Cristo que descobrimos quem somos, e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Deus. Ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos. Efésios 1,11.
CONCLUSÃO: Viver com propósito é viver em paz na melhor fonte de vida, é viver em Cristo (Is 9:6-7)
(Fontes: Wikipédia e outras diversas fontes)

Paz para os que creem

Tudo o que a sua mão encontrar para fazer, faça-o com todo o seu coração. Jesus Cristo.

Abraços e muita paz!!!

Paz, sentido e propósito da vida Paz, sentido e propósito da vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 10, 2013 Rating: 5
Nenhum comentário: