Fim do mundo em dezembro 2012

Fim do mundo em dezembro 2012
Novas interpretações
Durante o encontro realizado em Palenque, que abriga uma das mais impressionantes ruínas maias de toda a região, o pesquisador Sven Gronemeyer, da Universidade australiana de Trobe, e sua colega Bárbara Macleod fizeram uma nova interpretação do 6º monumento de Tortuguero.
Para eles, os hieróglifos inscritos na estrela se referem à culminação dos 13 baktunes, os ciclos com que os maias mediam o tempo. Cada um deles era composto por 400 anos. 
"A medição do tempo dos maias era muito completa", explica Gronemeyer. "Eles faziam referência a eventos no futuro e no passado, e há datas que são projetadas para centenas, milhares de anos no futuro", afirma.
Para a jornalista Laura Castellanos, autora do livro 2012, Las Profecias del Fin del Mundo, o sucesso da teoria apocalíptica junto à cultura ocidental se deve a uma "onda milenarista" que, segundo ela, "antecipa catástrofes ou outros acontecimentos cada vez que se completam dez séculos".
Para Castellanos, esse tipo de efeméride é reforçada por uma "crise ideológica, religiosa e social".
Ela observa que as profecias sobre 2012 não têm somente uma "vertente catastrófica", mas também uma linha que "prognostica o despertar da consciência e o renascimento de uma nova humanidade, mais equitativa". (Fonte: bbc.co.uk)

As notícias preferidas no BuzzFeed são, obviamente, sobre os “negacionistas”, aqueles que se recusam a acreditar em uma maluquice dessas. Além de um grotesco erro de interpretação do tal calendário maia, a própria NASA já confirmou que o mundo não vai acabar em 2012 e que não há razões para temer as tempestades solares.
Em todo caso, o mundo tem dado algumas dicas que podem nos deixar muito preocupados com relação ao amanhã. Se depender de uma lista de eventos compilada pela BuzzFeed, muitos terão a impressão de que o mundo já vai tarde em 2012. Confira!


1. Terremotos: cada vez piores

Os desastres naturais parecem cada vez piores. Desde 1900, cinco dos dez piores terremotos da história aconteceram nos últimos 8 anos. A informação foi repassada no Twitter pela rede AccuWeather.

Fim do Mundo - Terremotos
(Fonte da imagem: BuzzFeed)


2. Estados Unidos: calor e tornados em excesso

A terra do Tio Sam está passando por complicações climáticas bastante esquisitas. Para começar, o país enfrenta a pior seca que já teve desde 1956. Além disso, nos últimos seis meses os Estados Unidos marcaram o recorde de temperatura mais alta já registrada na mesma época do ano. Como se não bastasse, o número de tornados em solo americano também aumentou muito, graças ao inverno mais quente do que o normal.

Fim do Mundo - Calor e Tornados
Alguns estados americanos nunca foram tão quentes (Fonte da imagem: The Weather Channel)


3. Enquanto isso, na Europa...

Se nos Estados Unidos o clima estava quente demais, o frio castigou muito o Leste Europeu, chegando a matar mais de 650 pessoas.

Fim do Mundo - Frio
Na Europa, o castigo veio pelo frio: mais de 650 mortos (Fonte da imagem: The Huffington Post )



4. Aranhas invadem a Índia

Parece história de filme B, mas não é: a cidade de Sadiya, na Índia, foi invadida por uma legião de aranhas no último dia 8 de maio, enquanto a população celebrava uma festa local. De acordo com a Fox News, habitantes locais relataram que as aranhas apareceram repentinamente e os atacaram.

Fim do Mundo - Aranhas
Aranhas invadiram festividade indiana e atacaram habitantes da região (Fonte da imagem: Fox News)



5. Nevoeiro misterioso assusta a China

Certo dia, os moradores da cidade de Wuhan, na China, foram aconselhados a permanecer em casa. O motivo de tamanha preocupação também poderia ser usado por algum diretor de filmes de terror: um nevoeiro muito denso invadiu a cidade. Com 9 milhões de habitantes, muitos foram os relatos de que a neblina parecia amarelada e com alguns toques de verde.

Fim do Mundo - Nevoeiro na China
Nevoeiro misterioso assombrou cidade chinesa de 9 milhões de habitantes (Fonte da imagem: SMH)

De acordo com o jornal The Sidney Morning Tribune, as autoridades locais negaram que o nevoeiro teria sido causado por algum acidente industrial e atribuíram a causa do fenômeno misterioso à queima de palhas, já que é essa a forma como muitos agricultores se livram dos restos de uma colheita recém-realizada. Entretanto, muitos moradores permaneceram céticos em relação à explicação.


6. Porco com cabeça de cachorro aterroriza africanos

Em fevereiro deste ano, habitantes do lado norte da Namíbia, na África, estavam aterrorizados com a presença de uma criatura agressiva e que possuía características de porco e cachorro ao mesmo tempo. Como conta o NBCNews, muitos moradores e até mesmo representantes oficiais da região acreditam que o ser macabro é fruto de experiências alienígenas ou magia negra.


7. Adolescentes bebem álcool em gel

Com o avanço da gripe A, o álcool em gel se tornou um produto cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Antes de almoçar ou depois de pegar o metrô, nada como higienizar as mãos para evitar diversas doenças corriqueiras que podem acontecer.
A ideia parece ótima, não fosse o fato de que adolescentes começaram a beber álcool em gel na tentativa de se embebedar. Depois de o líquido passar por um processo de adaptação totalmente caseiro, a bebida se “torna” tão forte que prejudica muito a capacidade da fala e causa queimação no estômago, além de enviar muitos casos para as salas de emergências do hospital mais próximo. Sendo assim, aconteça o que acontecer, nunca experimente isso.


8. Crianças andam cheirando bala

Bom senso para quê, não é mesmo? Além de beber álcool em gel, os mais jovens estão com uma mania muito esquisita: cheirar balas macetadas. De acordo com as autoridades do estado do Alabama, as crianças acham que isso é divertido e inocente, mas podem apresentar problemas graves, como infecção nasal causada pela inalação de açúcar. Além de não deixar ninguém "doidão", como pensam os jovens.

Fim do Mundo - Cheirando balas
Cheirar balas esmagadas? O que acontece com as crianças de hoje? (Fonte da imagem: al.com)


9. Cappuccino para crianças

Crianças pequenas devem ficar longe da cafeína, principalmente aquelas que forem mais agitadas. Afinal, imagine como ficaria aquele bebê que já é agitado por natureza depois de tomar uma xícara de café: é ruim tanto para a saúde da criança quanto para a sanidade mental dos pais.
Mas agora algumas cafetarias têm servido “Babyccinos”, ou seja, cappuccinos para bebês, preparados à base de café descafeinado. A novidade causa polêmica ainda hoje.


10. Asteroide se aproxima da Terra em dezembro

Fim do Mundo - Asteroide
O asteroide Toutatis passará perto da Terra no dia 12/12/12. Coincidência? (Fonte da imagem: NASA)

É claro que não poderia faltar um asteroide nesta lista. Conhecido como 4179 Toutatis, essa “rocha” espacial passará perto do nosso querido planeta em dezembro deste ano. Mas não precisa se preocupar, pois apesar de ter sido listado como uma possível ameaça, os riscos de colisão com a Terra são muito pequenos.
(Fonte: BuzzFeed)


Crença no final

A asséptica explicação científica e histórica vai de encontro à crença popular no México, um país onde há quem procure adquirir os conhecimentos necessários para sobreviver com seu próprio cultivo de alimentos em caso de uma catástrofe mundial.
Muitos dos que vivem fora procuram regressar ao país porque sentem que precisam estar em casa em 2012, e há empresas que oferecem espaço em bunkeres subterrâneos, com todas as comodidades.
Afinal, o possível fim do mundo também é negócio. O próprio governo mexicano lançou uma campanha para promover o turismo no sudeste do país, onde estão localizados os sítios arqueológicos maias.
Muitos governos dos Estados onde existem ruínas da antiga civilização maia já estão registrando aumento na chegada de turistas.
http://www.bbc.co.uk

E você, o que acha de tudo isso?

Abraços e muita paz!!!

Fim do mundo em dezembro 2012 Fim do mundo em dezembro 2012 Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on novembro 10, 2012 Rating: 5
Nenhum comentário: