Juventude Eterna

A juventude não é um período da vida: a juventude é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória do valor sobre a timidez, do gosto pela aventura sobre o amor ao conforto.
Alguém não se torna velho por haver vivido certo número de anos, torna-se velho porque desertou dos ideais. Os anos enrugam a pele, mas a renúncia a um ideal enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores e as desesperanças são os inimigos que, lentamente, nos fazem vergar para o chão e nos convertem em pó antes da morte.
Jovem é o que se deslumbra e maravilha... qual criança insaciável...  E depois?... Jovem é o que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
As provas o galvanizam, os fracassos o tornam mais forte, as vitórias o fazem melhor.
Serás tão jovem como a tua fé, tão velho como tuas dúvidas; tão jovem como a confiança que tenhas em ti, tão velho como tuas desesperanças; e mais velho ainda como teu abatimento.
Permanecerás jovem tanto quanto permanecerás verdadeiramente generoso, tanto quanto sentires o entusiasmo de dar alguma coisa de ti: pensamentos, palavras, amor e tanto quanto o fato de dar alguma coisa te der a impressão de receber.
Permanecerás jovem enquanto fores receptivo a tudo quanto é belo, bom e grandioso, podendo desfrutar das mensagens da natureza, do homem e do infinito.
Se um dia, qualquer que seja a tua idade, teu coração for mordido pelo pessimismo, torturado pelo egoísmo, roído pelo cinismo, que Deus tenha piedade de tua alma de velho.
(General Mac. Arthur)

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa, a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo.
Jovem não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política...
(Hebert Vianna)

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã. (Leonardo da Vinci)

Que você seja alegre, mesmo quando vier a chorar.
Que você seja sempre jovem, mesmo quando o tempo passar.
Que você tenha esperança, mesmo quando o sol não nascer.
Que você ame seus íntimos, mesmo quando sofrer frustrações.
Que você jamais deixe de sonhar, mesmo quando vier a fracassar.
Isso é ser Feliz...
(Augusto Cury)


Juventude Eterna Juventude Eterna Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on junho 06, 2012 Rating: 5
2 comentários:
  1. Claudete Almeida · Canoas
    Adorei essa matéria, ela faz refletir....é assim que enxergo a vida...velha eu, velho é o seu modo de me olhar, o seu preconceito...eu sou uma eterna jovem e feliz. os jovens de idade cronológica precisam aprender a valorizar o conhecimento adquirido através dos anos e dialogar mais com as pessoas de maior conhecimento adquirido através dos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Claudete Almeida!!!
      É isso, querida amiga, não existe velhice quando se tem vontade de viver, o espírito deve ser sempre muito jovem e feliz.
      Obrigado, que bom que gostou da matéria, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho!!!
      Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir