Hora Vazia

Hora Vazia
Cuidado com a hora vazia, sem objetivo, sem atividade. Nesse espaço, a mente engendra mecanismos de evasão e delira. Cabeça ociosa é perigo a vista.
Grandes males são maquinados quando se dispõe de espaço mental em aberto.
Se, por alguma circunstância, surge-te uma hora vazia, preenche-a com uma leitura salutar, ou uma conversação positiva, ou um trabalho que aguarda oportunidade para execução, ou uma ação que te proporcione prazer.
O homem, quanto mais preenche os espaços mentais com as idéias do bem, mediante o estudo, a ação ou a reflexão, mais aumenta a sua capacidade e conquista mais amplos recursos para o progresso.
A cada momento a vida está nos presenteando com oportunidades, mas esses presentes estão quase sempre muito bem embrulhados, por isso não o vemos com facilidade.
É preciso ter a observação treinada e a sensibilidade sem travas. É preciso paciência ativa para desembrulhá-los com a reflexão, porque as oportunidades só encontram quem está preparado para recebê-las.
Fixe a atenção em tudo o que seja útil e nobre, bom e belo, e não se desvie, porque no repouso dos braços, quando chega o problema da hora vazia, os semeadores do mal encontram larga oportunidade ao plantio da discórdia e da incompreensão, junto do qual, você, imperceptivelmente, começará perdendo o tempo, complicando as próprias lutas e sombreando o caminho terrestre, para depois perder inutilmente a própria vida.
Estabelece um programa de realizações e visitas para os teus intervalos mentais, as tuas horas vazias, e te enriquecerás de desconhecidos tesouros de alegria e paz.
Hora vazia, nunca!

(Joanna de Ângelis)

Muita paz em seu caminho!!!


Hora Vazia Hora Vazia Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 08, 2010 Rating: 5
18 comentários:
  1. É isso, Dú Pirollo, meu querido amigo! Mente vazia, oficina do diabo. Mais um belo texto. Parabéns!
    BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
  2. @Neusa Fiesta
    Minha querida amiga Neusa, muito bem definido... devemos sempre ocupar a mente com coisas boas, mesmo nos momentos vazios. Fico muito grato e feliz com seu excelente comentário e pela brilhante presença. Beijossss e muita paz!!! Fico sempre muito feliz com sua visita, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tenho em mente tal propósito, meu querido.

    Mentes ocupadas, mas com o cuidado de buscar a serenidade, é o primeiro passo para tudo dar certo.

    Um beijo e feliz Dia dos Pais, se o fores.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, mente ociosa é um perigo.Parabéns pela otima postagem. Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  5. @Maria Marçal
    Minha querida amiga Maria Marçal, hoje você está esbanjando felicidade, gostei de ver!!! Mente sadia, corpo feliz!!! É isso mesmo amiga, não podemos deixar nossa mente se ocupar com coisas ruins que nada produzem de bom, mesmo nos momentos de descanso ou ócio, devemos ocupá-la com coisas sadias. Fico muito feliz e grato com os votos, com o excelente comentário e pela maravilhosa presença! Beijos e muita paz!!! Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Concordo ali com a amiga que mente vazia é oficina do diabo. Mas as vezes existem mentes maquinando o tempo todo a fazer o mal.
    Terapia ocupacional para uma mente saudável, é ocupa-la nas horas vazias com sensações "boas".
    abçs

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo a vigilância deve ser uma constante em nossas vidas, os problemas e atribulações sempre conspiram e devemos manter em mente somente coisas boas e prósperas.
    Excelente postagem,
    Abraços,
    Vitor.
    http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pirollo!
    Teu post tem toda razão, mente ocupada sim, mas de coisas boas!
    Abçs!
    Rike!

    ResponderExcluir
  9. @Marcos Airosa
    Obrigado, meu caro amigo Marcos! É isso mesmo, nos momentos de ócio devemos ocupar nossa mente com as coisas produtivas e sadias, elas vão nos render bons resultados para o crescimento interior e exterior. Fico muito grato com seu excelente comentário e pela brilhante presença! Abraços, saúde e muita paz!!! Fico muito feliz com sua visita, obrigado!

    ResponderExcluir
  10. @Mr.Jones
    Caro amigo Dieguito, também concordo com a amiga Neusa, definiu muitíssimo bem o proposto pela mensagem. Infelizmente tem aqueles que nasceram para o mal, ficam o tempo todo maquinando como fazer o mal, é a oficina do diabo. Devemos manter sempre a mente sadia... mente sadia, corpo feliz!!! Fico muito grato e feliz com seu excelente comentário e pela brilhante presença. Abraços e muita paz!!! Fico muito feliz com a visita, obrigado!

    ResponderExcluir
  11. @Victinho
    Exatamente, meu caro amigo Vitor! Nossa mente está em constante uso e quem não vigia sucumbe. Para que ter uma vida saudável temos que mantê-la sempre limpa das más virtudes e dos maus pensamentos. Fico muito grato e feliz com seu excelente comentário e pela brilhante presença. Abraços e muita paz!!! Fico muito feliz com a visita, obrigado!

    ResponderExcluir
  12. @Rike
    Caro amigo Rike, mente limpa e sadia, corpo feliz, vida em harmonia! Fico muito grato e feliz com sua visita e com seu excelente comentário. Abraços e muita paz!!! Pirollo

    ResponderExcluir
  13. Dú Pirollo
    É um exercício de grande valia tanto espiritual quanto emocional manter a mente ocupada com pensamentos bons, com projetos que possam nos fazer felizes. Manter a mente fixa em acontecimentos positivos mesmo que durante a existência tenhamos tido muitos problemas.
    Como eu disse, penso que é um exercício, até que se torne um hábito incorporado ao dia-a-dia.
    Excelente postagem. Como sempre.
    Um bom dia pra você

    ResponderExcluir
  14. Você escolheu muito bem essa mensagem, Pirollo.

    Pessoas que ficam com a mente ociosa, devido à falta de ter o que fazer, dificilmente resistem à depressão.

    Alguns entregam-se aos vícios mundanos. Outros passam horas à frente de uma TV, sem esboçar reação sequer para pegar o controle remoto.

    Parece que esperam a sua hora de partir, desesperançados.

    Como bem está exposto no ensinamento que você nos oferece, há tantas coisas que podemos praticar em horários vazios.

    Até visitar os amigos aqui no diHITT, trará uma grande satisfação e uma excelente ocupação da mente, com tantos assuntos interessantes que nos são disponibilizados.

    Passear com o cãozinho na praça, quem o tiver. Dar uma arrumadinha no jardim. Organizar guarda-roupas, gavetas, etc.

    Há muita coisa que podemos fazer, com prazer, sem que nos sintamos escravizados do trabalho.

    ResponderExcluir
  15. A amiga acima ja disse e bem dito...rss..( me perdoe o trocadilho infame)"Mente vazia o capeta toma conta...Portanto vamos nos ocupar né amigo?Bolgo é uma terapia e tanto...beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. @LILIANE
    Querida amiga Liliane, exatamente, temos que preencher a nossa mente sempre com boas coisas, com bons pensamentos, mesmo nos momentos de descanso ou ócio, ocupando-a com as boas virtudes, com coisas proveitosas. Só assim vamos mantê-la afastada das coisas ruins. Fico muito feliz e grato com sua maravilhosa visita e pelo excelente comentário. Tenha também um excelente dia! Abraços e muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  17. @Zergui
    Exatamente, meu caro amigo Zergui! Sempre temos a opção da ocupação dos momentos de descanso com boas coisas, com coisas proveitosas que vão enriquecer o nosso crescimento. Vamos sempre utilizar a nossa mente com bons pensamentos, com as boas virtudes, com a pratica do bem, só assim teremos uma vida melhor e mais feliz. Fico muito grato com seu excelente comentário e pela maravilhosa presença. Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  18. @Marisa Mattos
    Querida amiga Marisa, sim, temos que ocupar nossa mente com pensamentos e coisas positivas, que vão nos trazer um crescimento interior e a felicidade. Maus pensamentos só atraem coisas ruins. Fico muito grato e feliz com seu excelente comentário e pela brilhante presença. Beijos e muita luz!!!

    ResponderExcluir