Brasil Turismo

O Brasil é o maior país da América Latina. Cobrindo quase a metade (47,3%) da América do Sul, ocupa uma área de 8.547.403,5 km2. É o quinto maior país do mundo depois de Canadá, Federação Russa, China e Estados Unidos. Exceto por um pequeno número de ilhas, o Brasil é constituído por uma única e contínua extensão territorial. A linha do Equador passa pela região Norte do País, próximo a Macapá; o Trópico de Capricórnio corta o País ao Sul, próximo a São Paulo.

A extensão do Brasil no sentido leste-oeste (4.319,4 km) é quase equivalente a sua maior distância no sentido norte-sul (4.394,7 km). O País faz fronteira com Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia, ao norte; Uruguai e Argentina, ao sul; e Paraguai, Bolívia e Peru, a oeste. O Equador e o Chile são os dois únicos países do continente sul-americano que não têm divisas com o Brasil. O Oceano Atlântico estende-se por toda costa leste do País, oferecendo 7.367 km de orla marítima.

Idioma
O português é o idioma nacional, mas o sotaque e a entonação são bem diferentes do que se ouve em Portugal e outras antigas colônias portuguesas. Há quem afirme que os brasileiros falam "brasileiro", da mesma forma que os americanos podem dizer que falam "americano", e não inglês. Há, ainda, muitos brasileiros descendentes de imigrantes que falam o alemão e o italiano, especialmente nas cidades do sul do País.

Brasil - um país com um sorriso aberto aos visitantes

A mistura de raças fez do Brasil um país com uma cultura rica e ao mesmo tempo única. A miscigenação começou entre o índio, o africano e o português, mas logo vieram imigrantes de todo o planeta: europeus, asiáticos, judeus, árabes. O resultado foi um povo alegre e aberto ao novo, como só existe no Brasil.

Devido a essa grande diversidade, o Brasil é uma das últimas províncias da Terra em que ninguém é estrangeiro, onde é possível mudar um destino sem perder a identidade e onde cada brasileiro tem um pouquinho do mundo em seu sangue. Talvez seja esse o motivo de o brasileiro receber tão bem quem vem de fora. Segundo pesquisas realizadas com turistas estrangeiros que visitaram o País, 97,2% pretendem voltar em breve; 56,5% tiveram suas expectativas amplamente atendidas; e, para 31,7%, as expectativas foram todas superadas. Como você já pôde perceber, quem vem ao Brasil vira fã à primeira visita.

A democracia brasileira
O Brasil é república desde 1889. Neste período, o País viveu pouco mais de trinta anos de democracia (1946-1964 e de 1985 até o presente). Ainda assim, é uma das nações mais democráticas do mundo. Reconquistada após 21 anos de ditadura militar, a democracia brasileira mostrou-se vigorosa, tornando-se parte importante da vida de seu povo.

O Congresso Nacional funciona com a regularidade de um relógio há 175 anos. Somente em três ocasiões, em toda a história do País, deputados eleitos não completaram seus mandatos. A força do Congresso é tamanha que nem mesmo a ditadura militar dos anos 60 pôde prescindir dele. Desde 1823 há eleições nacionais no Brasil, e uma abertura para o registro de eleitores incomum, mesmo para os padrões das democracias européias.

Descubra mais sobre o Brasil navegando pelo nosso site. Melhor ainda: visite o país pessoalmente e sinta na pele a alegria e o entusiasmo da nossa gente.

Informações Úteis

Vistos e Passaportes
Os turistas e visitantes dos países que integram o Mercosul estão dispensados de apresentar o passaporte. Basta apresentarem o bilhete de identidade. Para os turistas e visitantes doutras nacionalidades - exige-se a apresentação de passaporte válido para os seis meses seguintes. Para mais informações sobre vistos e sobre a documentação necessária, visite www.mre.gov.br e www.braziltour.com

Corrente Eléctrica
Há diferenças no regime da corrente eléctrica em função do Estado em que se encontrar. Informe-se sobre a tensão antes de ligar algum aparelho eléctrico.

Aluguel de Automóvel
As boas agências de aluguer de automóveis têm sucursais nos principais aeroportos do país e nos grandes centros urbanos. O turista também pode providenciar o aluguer na sua agência de viagem.

Táxis
O turista pode optar pelo táxi comum, encontrado com facilidade nas ruas ou pelo serviço de rádio-táxi. Recomenda-se dar prioridade aos táxis registrados nos aeroportos e nas paragens perto dos hotéis. Não é hábito no Brasil dar gorjeta aos condutores de táxi, mas é comum arredondar-se o total a ser pago como forma de gratificação.

Gorjetas A maioria dos restaurantes e bares inclui uma taxa de serviço de 10% no recibo. É habitual deixar um pouco mais se o serviço for considerado satisfatório. Quando não estiver incluída na conta, a regra geral é uma gorjeta de 10% a 15%.

Moeda
A unidade monetária brasileira é o Real (R$). Dólares e travellers cheques podem ser facilmente trocados nos hoteis, nos bancos ou nas agências de viagem. A maioria dos estabelecimentos aceita os cartões de crédito.

Comunicações
Para fazer uma ligação internacional, marque: 00 + código da operadora* + código do país + código da área (por exemplo, 21 para Lisboa) + telefone de destino. Para ligações internacionais a pagar no destinatário, ligue 0800 7032111.

Operadoras:
Brasil Telecom 14
Embratel 21
CTBC 34
GVT 25
Intelig 23
Telefónica 15
Telemar 31

Língua
O Português brasileiro - a língua nacional – é um pouco diferente do Português de Portugal.

Clima
O clima é predominantemente tropical, com algumas variações de acordo com a região. A temperatura média anual é de 28º C ao Norte e 22º C ao Sul.

Fusos Horários
Devido à sua dimensão continental, o Brasil possui 4 zonas horárias. A hora oficial é a de Brasília e corresponde a menos 3 horas em relação à de Greenwich. No Verão, há um adiantamento de 1 hora na maioria dos estados brasileiros.
Brasil Turismo Brasil Turismo Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 28, 2010 Rating: 5
Nenhum comentário: